Pular para o conteúdo principal

Zoológico de BH completa 66 anos com programação especial neste sábado (25)
Suziane Brugnara/PBH

Zoológico de BH completa 66 anos com programação especial neste sábado (25)

criado em - atualizado em

O Zoológico de BH comemora o aniversário de 66 anos neste sábado (25) e irá contar com uma programação especial durante todo o dia. Como já é tradição, os grandes homenageados serão os animais que estão sob cuidados da instituição e que serão contemplados com “presentes” elaborados especialmente conforme a preferência de cada um.

Um roteiro especial foi montado (veja programação ao final desta matéria) para que o público possa acompanhar de perto os animais sendo surpreendidos com os “presentes” disponibilizados em forma de enriquecimento ambiental. Eles irão receber guloseimas naturais (frutas, castanhas, verduras, dentre outros), tudo de acordo com a dieta de cada espécie, e objetos para interação e expressão de comportamentos naturais.

Dentre os animais que serão presenteados, estão alguns dos queridos dos visitantes, são eles: o Leão Lolek, os elefantes Axé e Jamba, além da animada família de gorilas. Ainda integram o roteiro, alguns répteis, aves e o lobo-guará. “Já é uma tradição as comemorações de aniversário no Zoológico e essa homenagem que fazemos aos animais. A proposta é possibilitar essa interação com o público, mas também destacar o importante trabalho que o Zoológico realiza, que tem como objetivo a conservação das espécies. Estamos vivendo alterações significativas na natureza, no clima, e precisamos ter uma consciência ambiental de que tudo está interligado e que um desequilíbrio na nossa fauna ou na nossa flora pode gerar consequências extremamente negativas para todo o ecossistema”, explica o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Gelson Leite.

O trabalho do Zoológico na conservação das espécies, além de curiosidades, hábitos e cuidados com os animais também serão abordados no jogo interativo “Quem sou eu?”, oferecido pela equipe de Educação Ambiental da FPMZB. Também será realizada, durante todo o dia, a visita guiada ao Borboletário, que possibilita aos visitantes contemplar, de forma bem próxima, as belezas, cores e formas das borboletas. “Nossa programação especial de aniversário é para toda a família. Teremos momentos de descontração vendo os animais interagindo com os presentes, mas também teremos bate-papos que abordam os cuidados necessários com as espécies, além de temas que são delicados, como o tráfico de animais. Segundo a concepção atual, os Zoológicos funcionam como espaço que une o lazer, a educação para conservação, a pesquisa científica, a proteção e a conservação de espécies de animais silvestres, principalmente aquelas ameaçadas de extinção. Pensamos sempre em possibilitar a educação ambiental de uma forma mais interativa e que seja acessível aos diferentes públicos que recebemos, que vai de crianças a idosos”, conta a diretora da Zoobotânica, Sandra Cunha.

A participação nas atividades do aniversário é gratuita, mas é necessário adquirir o ingresso para entrada no Zoológico de BH. Confira os valores aqui!

66 anos de trabalho visando o bem-estar animal e a educação ambiental

A data é um momento de comemorar, mas também de convidar o público a conhecer e refletir sobre a importância dos zoológicos na conservação de espécies. O Zoo de BH, além de promover o cuidado dos animais, que agrega diferentes setores e profissionais especializados, realiza, durante todo o ano, um importante trabalho de educação ambiental com visitantes, escolas e instituições parceiras. O objetivo é que os diferentes públicos entendam um pouco mais sobre o funcionamento, sempre focado no bem-estar animal, a importância das instituições e das ações humanas para a preservação da biodiversidade.

O bem-estar animal e a vivência de qualidade para os animais são pensados em cada detalhe. A instituição conta com plano de manejo das espécies, coordenado pelos setores de Biologia do Jardim Zoológico, envolvendo biólogos e tratadores de animais. Sendo assim, cabe ao setor de Veterinária, juntamente com o setor de Nutrição e a própria Biologia, a responsabilidade em manter a saúde dos animais nos mais altos níveis de bem-estar. Dentro dessa premissa, todos os cuidados estão voltados para oferecer as melhores condições para que os animais desenvolvam comportamentos que sejam os mais naturais possíveis, com boa alimentação e cuidados à saúde. Além disso, os recintos contam com estruturas, paisagismo e ambientação específicos para cada espécie, abrigos e enriquecimentos ambientais que favoreçam os estímulos adequados para o bem-estar de cada animal.

Recuperação de animais resgatados

O Zoo-BH também participa de programas para a reabilitação de animais resgatados – seja por consequência de ações humanas (incêndios, desmatamentos, tráfico, manutenção irregular em ambientes domésticos como pets), seja por atropelamentos em rodovias. Ao chegar, esses animais recebem cuidados com a saúde, reabilitação e acompanhamento, incluindo a adaptação de recintos de modo a atender às necessidades de cada um. Após a recuperação, eles são avaliados e, caso seja possível, são devolvidos à natureza. Os indivíduos que não desenvolvem condições para a soltura, seja por problemas de saúde ou mesmo idade avançada, são integrados ao plantel da instituição.

Programação de aniversário do Zoo de BH

Sábado (25)

Atividade: “Aniversário do Zoológico de BH... Alguns animais recebem presentes”:

10h - Casa de Répteis (cobra-do-milho, jiboia-amazônica, jiboia-do-cerrado)

10h45 - Leão

13h - Gorilas

14h - Praça das Aves (arara-canindé, papagaio-de-peito-roxo)

15h - Lobo-guará

15h30 - Elefantes

Atividade: "Quem sou eu?"

A primeira parte da atividade consiste em um breve bate-papo sobre algumas espécies de mamíferos, aves e répteis, no qual serão abordadas algumas curiosidades, utilizando materiais biológicos de animais que integram o plantel do Zoo. Em seguida, será realizado um jogo de perguntas com cartões, em que os participantes terão que descobrir de qual animal estamos falando, com o auxílio de seis dicas.

Horários: das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h

Local: proximidades do recinto de elefantes

Visita Guiada ao Borboletário

O Borboletário é um espaço contemplativo no qual as borboletas vivem em harmonia com as plantas e as pessoas. Nele os visitantes têm a oportunidade de admirar a beleza das cores e formas das borboletas, além de conhecer o processo reprodutivo desses delicados insetos.

Dias: sábado (25) e domingo (26)

Horários: das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h