Pular para o conteúdo principal

Zoológico de BH atua na reabilitação de animais para soltura na natureza

criado em - atualizado em

O Zoológico de Belo Horizonte desempenha um importante papel não apenas em relação aos animais que estão sob seus cuidados, mas também auxiliando em projetos de reabilitação e soltura de espécies em seu ambiente de origem. Recentemente, a instituição recebeu um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), resgatado pela Polícia Militar Ambiental.

O animal, macho e subadulto, apresentava sinais de atropelamento e foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os primeiros procedimentos, passando por exames clínicos completos, cirurgia ortopédica e foi vacinado. Já em bom estado de saúde e constatada sua rápida recuperação pós-cirúrgica, o lobo necessitava, ainda, de um ambiente favorável à sua reabilitação, com o objetivo de fortalecer os membros operados.

Assim se deu sua chegada ao Zoológico de BH, onde uma equipe multidisciplinar tem prestado atendimento médico-veterinário, acompanhando toda a evolução. Os cuidados são diários e os estímulos pensados de forma a garantir o seu bem-estar, assim como torná-lo mais seguro e preparado para que possa ser solto novamente na natureza, preferencialmente na região onde foi resgatado.

Sobre a espécie de Lobo-guará

O lobo-guará é um animal típico do Cerrado e o maior canídeo da América do Sul. Sua pelagem laranja-avermelhada o torna um dos mais belos animais brasileiros. É avistado normalmente circulando por áreas abertas, nos fins de tarde e durante a noite. No seu trajeto, costuma cruzar estradas, quando muitas vezes é atropelado. A fragmentação dos remanescentes de Cerrado faz com que deixe seus refúgios de matas para se alimentar e reproduzir, tornando-se vítima de atropelamentos e da caça predatória. A espécie é considerada na categoria de ameaça “Vulnerável”, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio).

Conscientização  e responsabilidade nas estradas

O lobo-guará e vários outros animais selvagens são atropelados e mortos nas rodovias em todo o país. Segundo estimativas do Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras, todos os anos são mais de 475 milhões. O Zoo de BH participa da campanha nacional “Ajudar é o Bicho”, que chama a atenção para essa realidade tão cruel.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da responsabilidade no trânsito e como isso afeta o número de animais mortos nas estradas. Todas as informações estão disponíveis na página oficial da campanha.