Pular para o conteúdo principal

Passeio com marca de assessibilidade na Fundação Zoobotânica, ao lado de fosso para animais com grade, do outro lado, árvores.
Foto: Antônio Rodrigues/PBH

Zoobotânica ganha novas rotas para pessoas com mobilidade reduzida

criado em - atualizado em
As obras de implantação de novas rotas acessíveis para pessoas com deficiência na Zoobotânica foram concluídas neste mês de julho. Realizada pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), a reforma vai melhorar a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida, idosos e famílias com carrinhos de bebê. A Prefeitura investiu aproximadamente R$ 1,2 milhão nas intervenções. 

 

Ao longo deste ano foram concluídas as adequações dos banheiros, trechos de passeio que fazem parte das rotas acessíveis, intervenções no entorno do recinto do chimpanzé, com a reforma das calçadas e a instalação de um novo guarda-corpo, instalação do piso podotátil em vários trechos da rota, pintura de novas faixas de pedestre e construção da travessia elevada em frente ao recinto do gorila. As obras começaram em julho do ano passado.

 

A obra possibilitará maior conforto aos usuários, assinala o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues. “As pessoas com limitações motoras ou alguma deficiência visual vão poder se deslocar com facilidade e independência pelo local, graças às rampas, ao piso tátil e também a adaptações realizadas nos banheiros. Isso representa muito, é uma intervenção muito desejada por nós da PBH e pela população, algo que garante segurança e liberdade no espaço público, tornando-o mais democrático ainda”, salienta. 
 


Atendimento

O Jardim Zoológico de Belo Horizonte foi inaugurado em janeiro de 1959, se tornando referência em espaço para lazer e aprendizado com culturas de outros países. Os visitantes encontram cerca de três mil animais e mais de 250 espécies entre répteis, aves, anfíbios e mamíferos, representantes dos cinco continentes. O horário de funcionamento é de terça a domingo e feriados, das 8h às 17h, com valores alternados para visitação.  Está localizado na avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000, Pampulha. 

 

 

12/07/2018. Acessibilidade Zoo Botânica. Fotos: Antoniorodrigues/PBH