Pular para o conteúdo principal

Zé Gotinha entra em campo contra a Paralisia Infantil
Divulgação/PBH

Zé Gotinha entra em campo contra a Paralisia Infantil

criado em - atualizado em

No domingo, 9 de junho, o Zé Gotinha vai entrar em campo com o Coelhão, mascote do América, para divulgar a campanha de vacinação contra a paralisia infantil, que está sendo promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte. A ação será no jogo do América contra a Ponte Preta, que acontece às 18h30, na Arena Independência.

 

O América está apoiando a campanha que está em andamento no município. Além da participação do Zé Gotinha no jogo do time, vídeos sobre a importância da vacinação serão exibidos na Arena Independência e jogadores do clube estão reforçando a divulgação da campanha.

 

O objetivo da campanha é vacinar as crianças menores de 5 anos, com aplicações que serão feitas de acordo com a avaliação do cartão de vacinação. Por isso, é fundamental que pais, mães ou responsáveis levem a caderneta das crianças.

 

O esquema vacinal para menores de 1 ano prevê três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses. Já as crianças de 1 a 4 anos que estiverem com esse esquema vacinal completo deverão receber a dose oral da vacina. Cabe destacar que no momento da vacinação é indispensável apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina, para a devida avaliação e registro da dose.

 

A poliomielite (paralisia infantil) é causada por um vírus que infecta crianças e adultos e pode provocar a imobilidade ou o enfraquecimento permanente de braços e pernas. O principal fator de risco é a baixa cobertura vacinal, o que torna a imunização uma das medidas mais importantes de prevenção.

 

Atualmente, o índice de crianças menores de 1 ano imunizadas contra a doença em Belo Horizonte é 68,5% e % e a recomendação do Ministério da Saúde é uma cobertura vacinal de 95%.