Pular para o conteúdo principal

Oito alunos de agasalho azul marinho, dois de camiseta branca e um adulto de agasalho verde erguem troféu e comemoram.
Foto: Adilson de Castro

Xadrez tem os primeiros campeões nos Jogos Escolares de Belo Horizonte 2019

criado em - atualizado em

Os primeiros campeões dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) 2019 são do xadrez, modalidade individual disputada em dois dias – sábado, dia 25 de maio, e domingo, dia 26, no Colégio Militar. Competição esportiva e educacional, os jogos escolares estão sendo realizados pelo terceiro ano consecutivo pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Educação. O vôlei de praia, segunda modalidade enquadrada na categoria individual, tem nesta quarta-feira, dia 29, a definição dos campeões, com confrontos finais a partir das 8h, no Olympico Club (rua Professor Estevão Pinto, 783, Serra).

 

Isabela Castelano Teixeira, do Colégio Militar, foi a campeã do Módulo I Feminino do xadrez. Arkaylla Nascimento, da Escola Municipal Polo de Educação Integrada, ficou em segundo lugar. A terceira colocada foi Ana Luisa Teixeira, do Colégio Militar. Nathan Honorato Teixeira, da Escola Estadual Ordem e Progresso, foi campeão do Módulo I Masculino, seguido por Davi Viana Navarro (Colégio Militar) e Thales Valadares Oliveira (Colégio São Miguel Arcanjo).

 

O Módulo II Feminino teve Isadora Mota Rabello como campeã, ficando a segunda colocação com Sarah de Souza Santos (Escola Municipal Francisco Campos) e a terceira com Julia Souza Rocha, do Colégio Militar. No Módulo II Masculino, Luiz Otavio Assis Alves (Colégio Militar) foi o campeão, com João Pedro Alves (Colégio Militar) em segundo lugar e Igor Moreira Righi (Ordem e Progresso) completando o pódio.

 

 

Jogos escolares 2019

A edição 2019 dos jogos recebeu inscrições de 120 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos. O início oficial dos Jogos Escolares foi no dia 6 de maio, com a realização das modalidades coletivas. Confira o calendário da competição e mais informações neste link. A expectativa é de que cerca de quatro mil alunos disputem os jogos deste ano.

 

As provas e os jogos são realizados em equipamentos e instalações esportivas de instituições escolares e esportivas de Belo Horizonte. Com 24 modalidades, a competição é disputada em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos.

 

As modalidades são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Há, ainda, as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.