Pular para o conteúdo principal

A foto mostra a vista de Belo Horizonte, do centro para a Serra do Curral, em um dia de céu claro com poucas nuvens.
Foto: Divulgação PBH

Workshop Internacional Connective Cities Belo Horizonte discute projeto Zona 30

22/08/2018 | 19:42 | atualizado em 01/11/2018 | 17:12

Termina nesta quinta-feira, dia 23, o Workshop Internacional “Connective Cities: discutindo as Zonas 30 e uma cidade viável para todas e todos”. O evento acontece na Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1212 – 1º andar – sala 3) por meio de uma parceria com especialistas alemães das cidades de Bremen e Leipzig e a WRI Brasil.

O evento Connective Cities trouxe à cidade especialistas alemães que estão auxiliando na compreensão dos desafios para a viabilização da implantação de projetos de Zonas 30 na capital.

Nesta quinta, 23/8, o presidente da BHTrans, Celio Freitas Bouzada, e especialistas estarão à disposição da imprensa, às 12 horas, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte.

Zonas 30 - São áreas com tratamento especial visando à redução de velocidade (máxima a 30km/h) para que se transformem em áreas mais seguras principalmente para quem caminha e em especial, crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

No processo de discussão com a população para viabilização de projetos dessa natureza, o compartilhamento de boas práticas em andamento em cidades ao redor do mundo é fundamental para enriquecer o debate e agregar novas informações de modo a se conceber um projeto que seja bem incorporado pela cidade.

Parceira Belo Horizonte e Alemanha - A parceria de Belo Horizonte com cidades alemãs, teve início em 2012 quando Belo Horizonte foi selecionada para participar do projeto SOLUTIONS, financiado pela Comissão Europeia. O projeto Sharing Opportunities for Lowcarbon Urban Transportation (SOLUTIONS) apoia o intercâmbio em soluções sustentáveis e inovadoras de mobilidade urbana entre as cidades da Europa, América Latina e do Mediterrâneo.

O Workshop incluirá atividades internas e externas com estudos de caso em duas regiões da cidade: Área Hospitalar e bairro Cachoeirinha. E terá representantes nas áreas de política urbana, planejamento urbano, meio ambiente, saúde, desenvolvimento econômico, educação, assistência social, e infraestrutura, além da sociedade civil, por meio dos conselhos regionais de Transporte e Trânsito; da Pessoa com Deficiência; e do Idoso. A atividade também vai contar com a participação, do CDL, das Ongs Nossa BH e BH em Ciclo e de representantes do CEFET, da Escola de Arquitetura da UFMG e do ITDP Brasil, sigla em inglês para o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento. Técnicos da Cidade de Fortaleza foram convidados para compartilhar suas experiências).

A parceria que inclui a ida de técnicos da BHTrans à Alemanha, não envolve qualquer tipo de custos ou investimentos por parte da Prefeitura de Belo Horizonte. E os benefícios e oportunidades são inúmeros com grande reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos técnicos.
Um dos principais resultados desse longo processo tem sido a contribuição para um planejamento melhor da cidade de Belo Horizonte.

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Mapa de intervenção na rua Simão Tamm, no bairro Cachoeirinha, entre os dias 26 e 29/4. Intervenção no Cachoeirinha apresenta modelo de rua mais segura para pedestres

Intervenção temporária realizada pela Prefeitura na rua Simão Tamm, no Cachoeirinha, apresenta modelo de rua mais segura para os pedestres.

24/04/2019 | 20:37
Mapa de operação especial de trânsito no entorno do Mineirão para o show do Los Hermanos no dia 26/4. Entorno do Mineirão tem operação de trânsito para show do Los Hermanos

Na sexta-feira, dia 26/4, BHTrans realiza operação especial de trânsito e transportes em função do show do Los Hermanos, no Mineirão.

23/04/2019 | 18:55