Pular para o conteúdo principal

 Votação popular pode dar segundo prêmio à escola da Rede Municipal de BH
Rodrigo Clemente/PBH

Votação pode dar mais um prêmio a escola da Rede Municipal de BH top 3 do mundo

criado em - atualizado em

A Escola Municipal Professor Edson Pisani, da Prefeitura de Belo Horizonte, localizada no Aglomerado da Serra, pode ser a vencedora de duas categorias no Prêmio Melhores Escolas do Mundo, criado pela organização global T4 Education. A unidade de ensino já está entre as três melhores em “Colaboração com a Comunidade”, com o projeto “+ Favela – Lixo”, e disputa a final com unidades dos Estados Unidos e África do Sul. E também pode faturar o reconhecimento no Prêmio Escolha da Comunidade, que depende de votação popular. O resultado das duas categorias será divulgado em 4 de novembro.

Para faturar o Prêmio Escolha da Comunidade a escola da rede pública municipal de BH tem que ser a mais votada, dentre as 15 que concorrem. A votação é feita pelo site da organização e vai até às 23h59 do dia 26 deste mês. Se vencer a unidade de ensino será inserida em um programa da organização que ainda será detalhado.

Para votar é preciso seguir os seguintes passos:

Clique: VOTE AGORA (Vote Now)

Preencher e-mail, nome, sobrenome

Marque o país de residência, se é maior de 18 anos e a profissão

Clique ENVIAR (Submit)                                           

Acessar o e-mail e clique em confirmar voto

A Escola Municipal Edson Pisani está no top 3 na categoria “Colaboração com a Comunidade”, e disputa a final com unidades dos Estados Unidos e da África do Sul. O primeiro colocado receberá US$ 50 mil para desenvolver o projeto. Nessa categoria a escolha da melhor iniciativa será feita por júri técnico da organização.

+ Favela – Lixo

A proposta surgiu de uma parceria da unidade de ensino de Belo Horizonte com a Escola de Arquitetura da UFMG para o debate com a comunidade sobre os problemas ocasionados pelo lixo.  As soluções foram construídas em trabalho realizado com os alunos da escola integrada – de 6 a 10 anos - e da EJA, na faixa etária entre 15 e 70 anos. 

Dentre as medidas encontradas está a confecção e instalação gratuita para os moradores de placas ganchos/porta lixo. A estrutura é fixada em cada imóvel, com identificação do número da casa, para evitar que o lixo doméstico seja colocado em locais inapropriados e forme lixões.

Outra solução foi a criação de jardins em locais usados para descarte. A ação é acompanhada da instalação de lixeiras e conscientização dos moradores. Entulho das obras de construção passaram a ser usados para a fabricação de mini gabiões para a estabilização de terrenos na própria comunidade.