14 March 2022 -

Foto: Arte/PBH
Votação para a nova Câmara de Fomento à Cultura Municipal termina dia 21
criado em 14/03/2022 - atualizado em 14/03/2022 | 17:44
A Secretaria Municipal de Cultura realiza até a próxima segunda-feira, dia 21, o cadastro de eleitores e a votação on-line para a escolha dos novos representantes do setor cultural na Câmara de Fomento à Cultura Municipal (CFCM), para o biênio 2022/2023. Para ter direito ao voto, deve ser comprovada a atuação pelo período mínimo de 1 ano no setor cultural, nas áreas de artes cênicas, audiovisual, artes visuais e design, literatura e leitura, música ou patrimônio cultural. O cadastro de eleitores e a votação, que foi aberta no dia 7 e se aproxima da reta final, acontece exclusivamente de forma on-line, por meio do Portal da PBH – pbh.gov.br/camaradefomento.
O regulamento do processo eleitoral foi publicado no Diário Oficial do Município. Estão disponíveis vagas para seis membros titulares e seis suplentes, num total de 12 representantes da sociedade civil. O cadastro dos candidatos ocorreu na primeira quinzena de fevereiro. Caso, após o encerramento das eleições, alguma das vagas, em qualquer uma das áreas, não seja preenchida, a indicação dos representantes será feita pela Secretaria Municipal de Cultura, conforme previsto na Lei 11.010/2016, que criou a Câmara de Fomento à Cultura Municipal. Neste caso, os nomes indicados pelo órgão devem passar pela aprovação do Conselho Municipal de Política Cultural (COMUC).
A Câmara de Fomento à Cultura Municipal foi criada pela Lei Municipal 11.010/2016 e operacionalizada pela Secretaria Municipal de Cultura pela primeira vez em 2017, em substituição à antiga Comissão Municipal de Incentivo à Cultura. Trata-se de um órgão colegiado deliberativo, composto, paritariamente, por 12 membros da sociedade civil – escolhidos por meio deste processo eleitoral – e 12 representantes do poder público, de comprovada idoneidade.
Os integrantes da Câmara de Fomento são responsáveis pela avaliação e seleção dos projetos viabilizados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura por meio do Fundo Municipal de Cultura e do Incentivo Fiscal. O grupo também faz a análise de pedidos de readequações dos projetos, prestação de contas, prorrogações de prazo, minutas de novos editais, entre outras funções.
Notícias Relacionadas
Belo Horizonte tem programação extensa de carnaval neste fim de semana
03/02/2023 | 15:21
Prefeitura de BH apoia a realização do 10º Presente Ecológico a Iemanjá
03/02/2023 | 14:46
Carnaval de Belo Horizonte atrai diversas empresas parceiras
02/02/2023 | 16:12
PBH amplia prazo de inscrição de entidades para Virada Cultural 2023
02/02/2023 | 14:45