1 Abril 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte já realizou neste ano, até o momento, mais de 1 milhão de vistorias de prevenção ao Aedes aegypti em imóveis da capital. Durante as ações, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) inspecionam os ambientes, orientam os moradores sobre a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito e, se necessário, aplicam biolarvicidas. Nesta quarta-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde realiza mais uma visita em locais da Regional Leste da cidade.
Cada imóvel é visitado, geralmente, em um intervalo de dois meses e meio, totalizando cinco ciclos de vistorias durante o ano. Além das visitas de rotina, os agentes fazem inspeções motivadas por denúncias e pedidos dos cidadãos. As solicitações devem ser feitas pelo Portal de Serviços ou pelo PBH APP.
É importante lembrar que os agentes são pessoas vinculadas à região onde realizam as ações, sendo conhecidos pelos moradores. Os profissionais trabalham uniformizados e possuem crachá de identificação. Caso o munícipe ainda tenha dúvidas, para garantir a segurança, basta ligar para o centro de saúde de referência para confirmar a lotação do trabalhador.
Em 2025, até o momento, foram confirmados 465 casos de dengue e 81 de chikungunya na capital. Não há registros de zika. Por isso, é indispensável a colaboração da população no monitoramento e eliminação dos possíveis focos do mosquito, seguindo as dicas práticas abaixo:
- Tirar os pratinhos das plantas;
- Conferir se a caixa d’água está bem fechada;
- Colocar pneus velhos em um lugar fechado ou levar para uma URPV;
- Lavar bem as vasilhas dos pets;
- Limpar telhas e calhas para não acumular água;
- Virar garrafas e potes vazios;
- Colocar o lixo no saco plástico e fechar bem a lixeira;
- Conferir cada cantinho do quintal em busca de água parada;
- Retirar a água de bandejas externas de geladeira e ar-condicionado;
- Limpar a piscina e tratar com cloro.