Pular para o conteúdo principal

Viradão Gastronômico integra a programação da Virada Cultural de Belo Horizonte
Foto: Marcella Mendes

Viradão Gastronômico integra a programação da Virada Cultural de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Gastronomia também é cultura. E na Virada Cultural de Belo Horizonte, a Cidade Criativa da Gastronomia, título instituído pela Unesco, não poderia deixar de contemplar este setor. Além das cerca de 300 atrações culturais, a programação conta também com o Viradão Gastronômico. São 26 estabelecimentos no Centro da capital mineira que oferecem desde lanches rápidos a pratos mais elaborados. O mapeamento integra o conceito da edição: possibilitar à população a redescoberta e a ocupação do Centro da cidade, fortalecendo a ideia de um território compartilhado. 

 

A Virada Cultural é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Periférico. Com o tema “É Virada & Misturada, a gente junto é mais feliz”, o Festival acontece das 19h do dia 3, às 19h do dia 4 de setembro. Em sua 7ª edição, esta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. A Virada 2022 conta ainda com parceria cultural do Sesc em Minas e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e apoio da Uni-BH. 

 

Para Eliane Parreiras, secretária Municipal de Cultura, o Viradão Gastronômico é uma importante ação de resgate e valorização territorial. “Estamos muito felizes com essa ação, que representa um verdadeiro reconhecimento e valorização da cultura gastronômica de Belo Horizonte. São espaços tradicionais, presentes no dia a dia da cidade que compõem a identidade cultural de BH. Esta é uma oportunidade de fomentar os negócios e contribuir para a cultura da nossa cidade, que tem a comida como forte pilar”, destaca Eliane Parreiras.

 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, celebra a união da programação artística com a cultura gastronômica. “Belo Horizonte é uma cidade muito privilegiada. Somos um verdadeiro polo criativo reconhecido pela Unesco e a Virada Cultural vem nos confirmar isso. Acreditamos que durante as 24 horas da Virada, não faltarão atividades para a grande diversidade de público fruir, desfrutar e degustar. É um momento importante para a redescoberta e apropriação do Centro da Cidade”, ressalta Luciana Féres.

 

Para Gilberto Castro, presidente da Belotur, a gastronomia é um produto de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade. “A gastronomia é um dos principais ativos de Belo Horizonte. Nos últimos anos, o segmento e suas vertentes se tornaram uma aposta estratégica da Prefeitura de Belo Horizonte, tanto no posicionamento e promoção, quanto no desenvolvimento de políticas públicas do município, que culminou com o reconhecimento pela Unesco de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia”, comenta. 

 

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), no ranking das motivações que fazem os turistas viajarem para o mundo, a gastronomia encontra-se em terceiro lugar. De acordo com o Ministério do Turismo, esse segmento é o melhor avaliado por turistas estrangeiros no Brasil. “Promover nossa gastronomia é impulsionar Belo Horizonte ao mundo com todos os seus atrativos e atributos”, conclui Gilberto Castro.

 

Viradão Gastronômico

 

Com curadoria da jornalista Lorena Martins, o Viradão Gastronômico conta com 26 bares, lanchonetes, barraquinhas e padarias, distribuídos no perímetro da Virada, entre a Praça Sete, o Parque Municipal, o Viaduto Santa Tereza e a Praça da Estação. “Criamos um recorte de sugestões gastronômicas que abraçam restrições e escolhas alimentares, que agradem a diversidade dos paladares, assim como são as atrações da Virada Cultural. A pluralidade também está presente nas escolhas das receitas e tipos de pratos, com sugestões de café da manhã, lanche rápido, petiscos para dividir ou comer sozinho, de mobilidade, refeições e opções para sustentar o pique da Virada”, descreve a curadora.
No concorrido mirante da Rua Sapucaí, bares como “Salumeria”, “Xangô”, “Dorsé” e “Mi Corazón” têm croquetes de porco, galinhada, mix de raízes, hambúrguer e arroz caldoso, respectivamente. A “Pizzaria Panorama”, na mesma rua, homenageia a Rua Guaicurus, um dos circuitos da Virada, com pizza vegetariana de muçarela, gorgonzola, amêndoas e cogumelos.

 

Nos arredores, na avenida Assis Chateaubriand, o novo “Florestal”, da chef Bruna Martins, oferece petiscos para levar, curtindo a programação cultural: azeitonas à milanesa recheadas com queijos mineiros, servidas em saquinho de pipoca. Com essa mesma ideia, e ali pertinho, o “Vento Leste” apresenta a ‘pipoquinha’ de quiabo. Atravessando o Viaduto, o endereço é o “Sula”, na Avenida Afonso Pena, onde é possível experimentar a lasanha de funghi e o ‘franguin’. Os vegetarianos e veganos têm, ainda, opções como moqueca de banana e legumes na chapa.

 

Os pratos tradicionais do Centro da cidade também fazem parte do Viradão, como o PF de frango à milanesa com tropeiro, do bar “Mineirinho 1”, na rua Espírito Santo; ou a pancetta à pururuca do “Stop Bar”, na Avenida Amazonas. Batata frita, empadas, macarrão na chapa, espetinhos, sanduíches, pão de queijo recheado e pastéis complementam o Viradão..

 

Para quem virar a madrugada, a “Padaria Castro”, que fica na Rua da Bahia, 432, tem misto americano com presunto, muçarela e ovo, além da famosa broa de fubá com queijo e coco. Já de manhã, o público pode contar com as barracas da Feira Hippie, reduto de clássicos como o acarajé da Dodô ou o cachorro-quente da Tia Ilza – com ou sem uva-passa.

 

Lorena Martins lembra que esse Circuito valoriza a inclusão, a economia local e a sustentabilidade social e o protagonismo feminino. “Eu já conhecia boa parte dos Estabelecimentos, mas foi muito prazeroso me aventurar pela região, ver novos lugares, pratos e pessoas e, ainda, redescobrir os clássicos de botecos belo-horizontinos”, conclui.

 

Confira aqui os estabelecimentos participantes e pratos do Viradão Gastronômico

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Virada Cultural de Belo Horizonte 2022
De 3 de setembro, às 19h, até 4 de setembro, às 19h.
Participação gratuita.
Instagram 
Portal Belo Horizonte