Pular para o conteúdo principal

Virada Cultural de Belo Horizonte seleciona propostas para a edição de 2023
Foto: Flávio Tavares

Virada Cultural de Belo Horizonte seleciona propostas para a edição de 2023

criado em - atualizado em

Já conhecida pela diversidade de atrações e de público, a Virada Cultural de Belo Horizonte, um dos eventos mais esperados e democráticos da cidade, abre inscrições para seleção de propostas artísticas e culturais para compor a programação da 8ª edição, que acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto de 2023.  As inscrições para o chamamento público podem ser feitas desta sexta-feira (2) até 11 de junho. As propostas devem ser enviadas pelo formulário disponível no endereço eletrônico: portalbelohorizonte.com.br/virada, no qual também poderá ser acessado o regulamento de participação. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto João Ayres. 


Neste ano, a Virada Cultural vai selecionar no mínimo 50 atrações voltadas para todos os públicos e faixas etárias. Podem se inscrever pessoas físicas, jurídicas e cooperativas artísticas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O chamamento público prevê a apresentação de propostas para uma variedade de manifestações culturais e linguagens artísticas, no campo das artes cênicas e visuais, audiovisual, games, lazer, tecnologia, bem-estar e saúde, cultura popular, feiras, gastronomia, literatura, moda, design, música, intervenções e instalações urbanas.

 

A secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca que a Virada Cultural, além de ser um evento marcado pela diversidade, é, sobretudo, uma importante política pública desenvolvida pelo município. “A Virada é um compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com a cultura, os artistas e o público da cidade. Com um caráter extremamente singular, uma vez que são ofertadas atrações gratuitas em diversos espaços urbanos durante 24 horas ininterruptas, o evento integra uma série de projetos da Prefeitura de Belo Horizonte, que valorizam o Hipercentro da nossa cidade, o encontro e a relação afetiva entre as pessoas, por meio da fruição artística e das atividades esportivas e de lazer”, afirma a secretária.

 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta que a Virada Cultural é um dos principais eventos do calendário de Belo Horizonte. “A Virada Cultural simboliza toda a potência e a diversidade da arte e da cultura, a partir de uma programação ampla formada por atrações e atividades locais, juntamente com alguns nomes de âmbito nacional. Neste ano, mais uma vez, vamos vivenciar a efervescência da arte e da cultura nas ruas do centro de Belo Horizonte, reforçando o sentimento de pertencimento à cidade”, celebra Luciana Féres. 

 

Chamamento Público 


As propostas para a 8ª edição da Virada Cultural serão avaliadas por uma comissão paritária, com 12 representantes do poder público e 12 pessoas da sociedade civil, em conjunto com a equipe de coordenação do evento. Os artistas poderão submeter mais de uma proposta à comissão, que selecionará uma dentre as analisadas. São critérios de seleção: originalidade da proposta; relevância sociocultural na RMBH; adequação ao formato e ao conceito do evento; equidade na distribuição de áreas e subáreas (artísticas, culturais, de bem-estar, entre outras); e adequação técnica e estrutural. Os resultados serão divulgados por meio dos canais oficiais de comunicação on-line da Virada Cultural, no dia 25 de junho de 2023.

 

Sobre a Virada Cultural

 

A Virada Cultural de Belo Horizonte 2023 convida o público a vivenciar o Hipercentro de Belo Horizonte em uma imersão de 24 horas de programação cultural diversa. O evento já está consolidado na agenda da cidade e valoriza a produção artística local. Além disso, ele fortalece a economia criativa na cidade e contribui para a difusão e democratização do acesso à cultura, pilares da política pública desenvolvida pela PBH.


A Virada Cultural é um dos mais importantes festivais do município. Sua programação gratuita contempla diversas linguagens artísticas, tais como artes cênicas, visuais e plásticas, cultura popular, literatura, moda, design e música, entre outras. Já foram realizadas sete edições, que somam a participação, aproximadamente, de 20 mil artistas e profissionais da cultura e mais de 3 mil atrações, alcançando um público de mais de 2,5 milhões de pessoas.