Pular para o conteúdo principal

Vida Ativa retoma atividades presenciais para pessoas acima de 50 anos
Foto: Divulgação/PBH

Vida Ativa retoma atividades presenciais para pessoas acima de 50 anos

criado em - atualizado em

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o programa Vida Ativa retomou as atividades presenciais nesta semana, com oferta de atividades físicas e de lazer para pessoas acima de 50 anos. Em consideração ao avanço da vacinação e ao cenário atual dos indicadores da Covid-19, a retomada dos programas, projetos e ações de Esporte e Lazer vem sendo feita de forma gradual e segura. 

A volta do Vida Ativa contempla inicialmente o núcleo Saudade, cujas atividades são realizadas no galpão ao lado da Praça da Saudade, no bairro de mesmo nome, na região Leste de Belo Horizonte. As atividades desse núcleo são realizadas às 14h de terças e quintas-feiras, e às 8h de quartas e sextas-feiras. Entre os preparativos para o retorno presencial constou a avaliação física em cada um dos 48 alunos. 

Na semana que vem, a equipe do Vida Ativa, formada por educadores físicos, vai iniciar a avaliação física em integrantes dos demais grupos. 

O Vida Ativa teve as atividades presenciais interrompidas devido as medidas de controle da Covid-19. Desde maio do ano passado o programa  expandiu as ações para as plataformas digitais. Atualmente, estão disponíveis no canal da Prefeitura no Youtube 48 videoaulas de atividades físicas e de lazer. As aulas são produzidas semanalmente pela equipe do programa. 

Além das videoaulas, os inscritos no programa tiveram opção de assistir às aulas com transmissão ao vivo por meio da plataforma Google Meet.  Essa modalidade digital permitiu aos alunos a pratica de atividades físicas e recreativas e a interação social com os colegas e professores do programa. 

Vida Ativa 

O Vida Ativa é um programa da Prefeitura de Belo Horizonte oferecido a adultos com idade superior a 50 anos, com o objetivo de promover a saúde, a autonomia e a integração social dos participantes, com aulas coletivas de ginásticas, jogos, brincadeiras, danças e outras atividades. 

Antes da pandemia, o programa somava um número superior a 3 mil usuários por mês e estava presente em 45 núcleos regionalizados de Belo Horizonte, com atividades planejadas e orientadas por profissionais de educação física.  A reativação desses núcleos vai ocorrer gradativamente, conforme os protocolos sanitários.