Pular para o conteúdo principal

Sob um fundo vermelho, imagem similar a um olho ou lente de câmera em cinza e preto com uma seta preta em cima, apontada para a direita, com os dizeres: Verão Arte Contemporânea.
Arte: Divulgação

Verão Arte Contemporânea se apresenta em espaços culturais

criado em - atualizado em
O Verão Arte Contemporânea (VAC) chega a sua 12ª edição promovendo 29 dias de teatro, dança, artes visuais, gastronomia, arquitetura, cinema, literatura, música, moda e também discussões políticas. O festival é realizado pelo Grupo Oficcina Multimédia, com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e Centro de Referência da Juventude. 

As atrações acontecem em 17 espaços culturais de BH, entre eles os teatros Marília e Francisco Nunes, o MIS Cine Santa Tereza e o Centro de Referência da Juventude. A programação completa está disponível no site do VAC

Um dos destaques da programação deste ano será uma instalação em espaço aberto como um “tableau vivant”, recriando o quadro impressionista “O Almoço sobre a Relva” de Edouard Manet.   “O formato da instalação é de um ateliê para modelo ao vivo a partir das recriações do quadro. O evento quer reiterar o espaço do nu na arte, que escandalizou críticos e público em 1863 e ainda hoje vem sendo questionado”, conta Jonnatha Horta Fortes do Grupo Oficcina Multimédia. 

Segundo Fortes, a proposta deste ateliê compreende a presença de artistas que poderão pintar as recriações ao vivo da obra de Edouard Manet. O “Almoço sobre a Relva” será realizado nos jardins do Teatro Francisco Nunes no dia 30 de janeiro, terça-feira, às 20h, com entrada gratuita. O Teatro Francisco Nunes recebe ainda o lançamento do novo álbum do grupo Julgamento, com participações de artistas como X Câmbio Negro, Marcelo Veronez, BNegão e Tamara Franklin, no dia 26, e o show de lançamento do primeiro CD dos ‘MCs da Favelinha’, dia 27.

Já o Teatro Marília recebe de 11 a 14 de janeiro, de quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 19h, o espetáculo “Os Indicados”. A peça mostra a trajetória e os imprevistos vividos por dois amigos que precisam elaborar no tempo de uma hora um pequeno discurso que será lido numa importante cerimônia. Para este espetáculo, os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria por R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).

No dia 13 de janeiro, às 14h, o Centro de Referência da Juventude recebe o bazar “Moda X-Tudo – Mercado das Pulgas no VAC”. A entrada é franca e a classificação é livre. O evento vai valorizar produtos de baixo custo reciclando a moda e promovendo uma circulação de roupas e adereços. Projetado com um “Mercado das Pulgas”, o objetivo é diversificar o consumo de usados, introduzindo nas bancas livros, revistas, CD’s e outras quinquilharias. 

O local também recebe no dia 10, às 19h, o “Ver(ão) – O Jantar Secreto”, um jantar para 30 pessoas preparado com ingredientes que seriam descartados. O objetivo é valorizar uma comida sem rótulos, promovendo uma noite com experiências e sensações desafiadoras.

O MIS Cine Santa Tereza, por sua vez, será um dos palcos para a IX Mostra de Cinema, Cultura, Arte e Poder, de 15 de janeiro a 4 de fevereiro. Todas as exibições são gratuitas com retirada de ingressos 30 minutos antes do início de cada sessão. Com curadoria de Sávio Leite e do Grupo Oficcina Multimédia, a mostra trata de semelhanças e especificidades da linguagem audiovisual em filmes que dialogam no eixo da cultura, da arte e do poder. Serão exibidos curtas e longas-metragens de jovens talentos emergentes e consagrados diretores cinematográficos brasileiros. A mostra ocupará também os cinemas da Sala Humberto Mauro, Sesc Palladium e Centro Cultural Banco do Brasil.



VAC 2018

A 12ª edição do Verão Arte Contemporânea será realizada em Belo Horizonte, sempre fiel à proposta de incentivar a pesquisa e a experimentação nas artes, valorizando a criação artística local e introduzindo novidades a cada edição. O VAC 2018 irá manter a diversidade das artes que caracteriza o evento, reunindo artistas locais das áreas de teatro, dança, música, artes visuais, cinema, arquitetura e literatura, além de moda e gastronomia.

Neste ano o VAC abre espaço para o Movimento de Arte e Reflexão Política (M.A.R.P). Será realizada uma mesa redonda de convidados artistas e intelectuais, promovendo um debate com o público, com o titulo de E agora José? O objetivo é introduzir no VAC um momento de reflexão sobre inquietações relacionadas à arte e à cultura na atualidade.