Pular para o conteúdo principal

Veículos escolares podem trafegar em algumas faixas exclusivas de ônibus em BH
Foto: PBH/Divulgação

Veículos escolares podem trafegar em algumas faixas exclusivas de ônibus em BH

criado em - atualizado em

A partir desta quarta-feira (21), os veículos do transporte escolar credenciados pela Prefeitura de Belo Horizonte estão autorizados a trafegar nas faixas exclusivas para ônibus das avenidas Dom Pedro II, Presidente Carlos Luz e Antônio Abrahão Caram. A liberação acontece após um período de testes realizado entre setembro de dezembro de 2023, em que os veículos do transporte escolar puderam transitar nestas faixas exclusivas com segurança e sem maiores impactos ao transporte coletivo. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Município e é válida até o dia 31 de dezembro deste ano.

Para transitar nas faixas exclusivas os veículos do transporte escolar devem cumprir as seguintes condições:

- Somente os veículos cujas rotas de trabalho no transporte de escolares incluam as avenidas Pedro II, Carlos Luz e Abrahão Caram poderão circular pelas faixas exclusivas desses corredores.

- Os veículos estão autorizados a trafegar pelas faixas exclusivas nos dias úteis e nos horários das 5h30 às 7h30, das 11h30 às 13h30 e das 16h30 às 19h30.

- Os veículos não poderão embarcar e desembarcar passageiros nas faixas exclusivas, a exemplo do que já ocorre com o serviço de táxi;

- Os veículos devem estar devidamente caracterizados como escolares;

- Os veículos só poderão trafegar nas faixas exclusivas com a presença de alunos, ou seja, caracterizando efetivamente o serviço de transporte de escolares;

- Somente os veículos escolares vinculados ao município de Belo Horizonte, devidamente cadastrados na Sumob, poderão trafegar nas faixas exclusivas.

A frota do transporte escolar de Belo Horizonte possui 1.575 veículos e está em curso o credenciamento para novos prestadores de serviço de transporte escolar na capital.

Carros e Táxis nas faixas exclusivas de ônibus

Em Belo Horizonte, os táxis municipais e conveniados podem trafegar em faixas e pistas exclusivas de ônibus, todos os dias. Já os demais veículos, podem utilizar algumas das faixas exclusivas da capital a partir das 14h, aos sábados, e nos domingos e feriados o dia todo, conforme legislação vigente.