Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Vacinação de homens e mulheres de 19 anos será realizada nesta quinta-feira

criado em - atualizado em

Com o recebimento de novas doses de vacina contra Covid-19, a Prefeitura irá antecipar a vacinação de mulheres de 19 anos. A imunização será realizada no mesmo dia que os homens, na próxima quinta-feira, 2 de setembro. O restante do cronograma de vacinação está mantido. Confira:

 

DATA

DIA

PÚBLICO-ALVO

31/08/2021

Terça-feira

- Primeira dose para pessoas de 20 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte

01/09/2021

Quarta-feira

Segunda dose para pessoas de 57 anos

02/09/2021

Quinta-feira

Primeira dose para homens e mulheres de 19 anos, completos até 30 de setembro, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;

- Segunda dose trabalhadores do Transporte Coletivo e Rodoviário de passageiros (motoristas e cobradores); trabalhadores da Limpeza Urbana e manejo de resíduos sólidos e trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário.

03/09/2021

Sexta-feira

            - Segunda dose para pessoas de 56 anos

04/09/2021

Sábado

Primeira dose para pessoas de 18 anos, completos até 04 de setembro, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;     

- Segunda dose caminhoneiros

 

 
No momento da vacinação, para a aplicação da primeira dose, as pessoas precisam seguir as seguintes orientações:

 

  • Ser cidadão residente de Belo Horizonte; 
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. 

 

Para que os usuários possam tomar a segunda dose é necessário levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF.  

 

O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h. 

 

Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços: 

 

- UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h; 

-  Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h; 

-  UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h;

-  Faminas-BH: avenida Cristiano Machado, 12.001 - Vila Clóris – Funcionamento das 8h às 20h. 

 

Os públicos elegíveis para se vacinar no período noturno são exclusivamente os convocados para o dia em questão.  

 

As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina. 

 

Cadastramento de adolescentes com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes  

 

Termina na próxima quinta-feira, dia 2, às 23h59, o cadastro de adolescentes de 17 a 12 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes residentes na capital. O levantamento será feito para posterior vacinação deste público contra a Covid-19 e o início da imunização será divulgado assim que o município receber as doses destinadas a esse grupo.  

 

O cadastro deve ser feito somente no portal da Prefeitura. Não será aceito envio por e-mail ou por telefone. O cadastramento de adolescentes com deficiência permanente pode ser feito neste link. Já as gestantes, puérperas e lactantes devem se cadastrar neste link. O público com comorbidades deve acessar este link para realizar o cadastramento.  

 

Para se vacinar, além da realização do cadastro, os adolescentes precisam de documentos para comprovar a condição. Podem ser apresentados exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro devendo conter o número do registro do profissional no respectivo conselho de classe.