Pular para o conteúdo principal

Agente de saúde vacina idosa. Mais à frente, outro agente de saúde prepara aspira líquido da vacina com seringa.
Foto: Breno Pataro

Vacinação contra Influenza tem baixa procura pela população

criado em - atualizado em

A procura pela vacina contra Influenza está abaixo do esperado. Desde o início da campanha 460 mil pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 56,3% do público prioritário. A meta é vacinar 90%, ou seja, 824 mil pessoas. A campanha termina no dia 26 de maio. É preciso que as pessoas fiquem atentas e procurem pela imunização que está disponível em todos os 152 centros de saúde da capital.

 

A baixa procura pela vacina preocupa, já que esta época do ano é o período de maior circulação dos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, que podem evoluir para as formas graves da doença. Em 2017 foram notificados 30 casos de Influenza na capital, sendo que 24 do tipo H3N2, o vírus com maior circulação em todo o país. Também neste ano, foram registrados três óbitos por Influenza, todos positivos para H3N2.

 

A principal forma de prevenção é a vacina, pois diminui a circulação do vírus. Evitar ambientes fechados com pouca circulação do ar, lavar bem as mãos, e ao tossir, usar o antebraço para tampar a boca, também ajudam a diminuir o risco de transmissão da Influenza.

 

As pessoas que fazem parte do público-alvo, preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), devem ser vacinadas. Idosos acima de 65 anos, crianças de seis meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas – mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais da área da saúde, do sistema prisional e professores, população privada de liberdade, indígenas e portadores de doenças crônicas. Destes grupos, crianças e professores são os que estão com a procura mais baixa – 38% e 31%, respectivamente.

 

Confira no infográfico todos os números da vacinação em Belo Horizonte. 

 

 

*Dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, atualizados em 17 de maio de 2017.