Pular para o conteúdo principal

Vacinação contra a Covid-19 para público infantil será em centros de saúde
Foto: Divulgação/PBH

Vacinação contra a Covid-19 para público infantil será em centros de saúde

criado em - atualizado em

A partir da próxima semana, a vacinação contra a Covid-19 de crianças começará a ser realizada em centros de saúde, nas nove regionais da capital. Não haverá aplicações em escolas. A imunização será das 8h às 17h e os locais e endereços serão publicados, posteriormente, no portal da Prefeitura. Serão convocadas para receber a segunda dose da Pfizer Pediátrica as crianças de 11 anos, sem comorbidades, nascidas de julho a dezembro de 2010. 

Poderá se vacinar ainda o público infantil de 9 anos, também sem comorbidades. Para tomar o imunizante é necessário que as crianças tenham, pelo menos, oito semanas desde a aplicação da primeira dose. As ações de repescagem para públicos já convocados são feitas diariamente. Confira o cronograma atualizado: 

Repescagem

Dia 21/3 a 25/3, segunda a sexta-feira: - repescagem para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose (exclusivamente para pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos e mais). Os critérios e documentos necessários para a vacinação de cada público podem ser verificados no portal da Prefeitura.

Vacinação infantil

Dia 22/3, terça-feira: - segunda dose para crianças de 11 anos, sem comorbidades, nascidas de julho a dezembro de 2010, vacinadas com a Pfizer Pediátrica, em que o intervalo entre as aplicações é de oito semanas. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, cartão de vacina e comprovante da comorbidade;
 
Dia 24/3, quinta-feira: - segunda dose para crianças de 9 anos, sem comorbidades, nascidas de janeiro a junho de 2012, vacinadas com a Pfizer Pediátrica, em que o intervalo entre as aplicações é de oito semanas. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, cartão de vacina e comprovante da comorbidade; 
 
Dia 25/3, sexta-feira: - segunda dose para crianças de 9 anos, sem comorbidades, nascidas de julho a dezembro de 2012, vacinadas com a Pfizer Pediátrica, em que o intervalo entre as aplicações é de oito semanas. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, cartão de vacina e comprovante da comorbidade. 

Crianças 

Para receber a segunda dose, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina. Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização para vacinação, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis. 

Horário de funcionamento 

O horário de funcionamento dos Centros de Saúde e postos extras em dias úteis é de 8h às 17h. Já o horário dos pontos de drive-thru é de 8h às 16h30. Os shoppings funcionam de 13h às 19h30. 

A Prefeitura reforça que as pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.