Pular para o conteúdo principal

Técnico da Urbel e Morador conferem moradia próxima a local de risco.
Foto: Divulgação PBH

Urbel vistoria moradias e áreas de risco geológico

28/11/2018 | 17:26 | atualizado em 30/11/2018 | 11:51
Com a chegada do período chuvoso, a equipe da Diretoria de Áreas de Risco e Assistência Técnica da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) intensifica as vistorias em áreas de risco geológico na cidade. De janeiro a novembro foram realizadas 1.265 vistorias em vilas e favelas.
 

No bairro Taquaril, região Leste da cidade, Gilmar Alves solicitou uma visita da equipe da Urbel para avaliar a situação da encosta que fica na parte de trás da sua casa. Segundo ele, quando a família foi morar no local a casa estava mais afastada da encosta e sempre foi um lugar seguro. Com as chuvas contínuas desse ano, ele preferiu acionar a Prefeitura para manter a segurança de todos.

 

O engenheiro Salomão Melado e o geólogo Saulo Godinho, técnicos da Urbel, fizeram uma avaliação completa da moradia e do solo em torno dela, orientaram o morador e garantiram que o local vai será monitorado até o final do período chuvoso. Gilmar foi orientado a colocar uma lona, fornecida pela Urbel, cobrindo toda a encosta, para impedir que a água encharque o terreno, e a solicitar nova vistoria no caso de qualquer mudança na situação. Após o período chuvoso, será realizada uma intervenção por meio do Programa Estrutural em Áreas de Risco utilizando a mão de obra do morador, para evitar que algum acidente ocorra posteriormente.

 

“Avaliamos o risco e os agentes que podem potencializá-lo. No caso dessa moradia o corte no talude mostra a rocha em uma posição que garante certa estabilidade na base. Com a definição da obra, que nesse caso será um muro de contenção de 15x4m mais a proteção do talude com concreto, incluímos a demanda no plano de obras para garantir o recurso”, explicou o geólogo. Ainda segundo Saulo, a intervenção beneficiará duas famílias que vivem na parte de cima e na parte de baixo da encosta.

 

Para Gilmar Alves a visita serviu para tranquilizar e também o deixou animado com a previsão da obra. “Fiquei feliz com o resultado. Vou tirar férias logo depois do período de chuva para fazer essa obra com a Urbel. Vai ficar tudo certo agora”, comemorou.



Solicitação de vistorias

O morador que vive em áreas de risco geológico pode solicitar uma vistoria por meio da Urbel. Basta ligar para o Disque Vistoria no telefone 3277-6409, de segunda a sexta-feira (8h às 12h e 13h às 17h). Em caso de emergência e fora dos dias e horários comerciais, o morador pode entrar em contato com a Defesa Civil, no 199.

 

 

28/11/2018. Vistoria de risco no Taquaril. Fotos: PBH/Divulgação


Últimas Notícias

Equipe de Vôlei sem Limites, acompanhada de dois membros da equipe técnica, em quadra poliesportiva. Equipe de vôlei composta por pessoas com deficiência disputa Campeonato

Campeonato Brasileiro será disputado, em São Paulo, por equipe de vôlei composta por pessoas com deficiência, com apoio da Prefeitura. 

17/09/2019 | 20:22
Jovem pinta favela em módulos quadrados no chão. PBH contribui com formação de jovens de áreas vulneráveis

Educação, arte e cultura fazem parte da formação de jovens moradores de áreas vulneráveis, por meio do Projovem. 

17/09/2019 | 19:05