Pular para o conteúdo principal

Técnico da Urbel e Morador conferem moradia próxima a local de risco.
Foto: Divulgação PBH

Urbel vistoria moradias e áreas de risco geológico

criado em - atualizado em
Com a chegada do período chuvoso, a equipe da Diretoria de Áreas de Risco e Assistência Técnica da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) intensifica as vistorias em áreas de risco geológico na cidade. De janeiro a novembro foram realizadas 1.265 vistorias em vilas e favelas.
 

No bairro Taquaril, região Leste da cidade, Gilmar Alves solicitou uma visita da equipe da Urbel para avaliar a situação da encosta que fica na parte de trás da sua casa. Segundo ele, quando a família foi morar no local a casa estava mais afastada da encosta e sempre foi um lugar seguro. Com as chuvas contínuas desse ano, ele preferiu acionar a Prefeitura para manter a segurança de todos.

 

O engenheiro Salomão Melado e o geólogo Saulo Godinho, técnicos da Urbel, fizeram uma avaliação completa da moradia e do solo em torno dela, orientaram o morador e garantiram que o local vai será monitorado até o final do período chuvoso. Gilmar foi orientado a colocar uma lona, fornecida pela Urbel, cobrindo toda a encosta, para impedir que a água encharque o terreno, e a solicitar nova vistoria no caso de qualquer mudança na situação. Após o período chuvoso, será realizada uma intervenção por meio do Programa Estrutural em Áreas de Risco utilizando a mão de obra do morador, para evitar que algum acidente ocorra posteriormente.

 

“Avaliamos o risco e os agentes que podem potencializá-lo. No caso dessa moradia o corte no talude mostra a rocha em uma posição que garante certa estabilidade na base. Com a definição da obra, que nesse caso será um muro de contenção de 15x4m mais a proteção do talude com concreto, incluímos a demanda no plano de obras para garantir o recurso”, explicou o geólogo. Ainda segundo Saulo, a intervenção beneficiará duas famílias que vivem na parte de cima e na parte de baixo da encosta.

 

Para Gilmar Alves a visita serviu para tranquilizar e também o deixou animado com a previsão da obra. “Fiquei feliz com o resultado. Vou tirar férias logo depois do período de chuva para fazer essa obra com a Urbel. Vai ficar tudo certo agora”, comemorou.



Solicitação de vistorias

O morador que vive em áreas de risco geológico pode solicitar uma vistoria por meio da Urbel. Basta ligar para o Disque Vistoria no telefone 3277-6409, de segunda a sexta-feira (8h às 12h e 13h às 17h). Em caso de emergência e fora dos dias e horários comerciais, o morador pode entrar em contato com a Defesa Civil, no 199.

 

 

28/11/2018. Vistoria de risco no Taquaril. Fotos: PBH/Divulgação