Pular para o conteúdo principal

Conjunto do Vila Viva Santa Lúcia
Divulgação/PBH

Urbel realiza reunião com moradores de conjunto do Vila Viva Santa Lúcia

criado em - atualizado em

A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), realizou, no último dia 7, a segunda reunião mensal de acompanhamento social com as famílias reassentadas no Conjunto Begônia, localizado na Barragem Santa Lúcia, região centro-sul da cidade.

 

As reuniões de pós-morar fazem parte da metodologia desenvolvida pela Urbel para prestar o apoio necessário às famílias na fase de adaptação à nova moradia e na solução das principais dificuldades que possam surgir. O objetivo é fornecer orientações e instrumentos para que consigam absorver melhor as novidades que se apresentam com a vida em condomínio, que exige uma série de mudanças de comportamentos e hábitos.

 

Segundo a analista social da Urbel, Márcia Magrille, é importante que os moradores aprendam sobre a estrutura física de um condomínio, o bom uso e a manutenção das estruturas comuns e privadas, a segurança e a proteção contra incêndios e outros sinistros, a administração condominial, a programação e a condução de reuniões de moradores, as obrigações e direitos dos condôminos, os equipamentos públicos e de uso coletivo do território de reassentamento, educação sanitária e ambiental, regularização fundiária e titulação, entre outros temas, que começam a ser trabalhados antes da mudança, no pré-morar, e são reforçados depois dela.

 

A  moradora Jussara Borges da Silva, de 40 anos, conta sobre o receio que teve antes de aderir às mudanças. “Tenho dificuldades com qualquer tipo de mudança, mas estou muito satisfeita, melhorou a qualidade de vida em termos de conforto, comodidade e segurança.” Segundo ela, as reuniões que antecedem a mudança são de extrema importância para os moradores. “É necessário esclarecer sobre os direitos e deveres de todos para o melhor convívio. Morar em condomínio requer um pouco mais de cuidado com o próximo”, pontuou.

 

O conjunto foi entregue aos moradores em setembro de 2022, mas as mudanças foram realizadas nos meses de novembro e dezembro. O Residencial Begônia é composto por 16 unidades habitacionais e mais 12 lojas comerciais que serão entregues nos próximos meses. As unidades habitacionais e lojas são destinadas aos moradores que tiveram seus imóveis ou estabelecimentos comerciais removidos em função das obras previstas pelo Programa Vila Viva no local.