Pular para o conteúdo principal

Urbel realiza obra em área de risco em parceria com morador do Tupi Lajedo
Foto: PBH/ Divulgação

Urbel realiza obra em área de risco em parceria com morador do Tupi Lajedo

criado em - atualizado em

Está em fase final mais uma obra de erradicação de risco geológico na capital. Realizada pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), em parceria com a comunidade, a intervenção é na rua Coronel Wilson Manso, no bairro Tupi Lajedo, região Norte da cidade. De caráter preventivo, esse é um tipo de obra que faz parte do Programa Estrutural em Áreas de Risco (Pear), na qual a Urbel doa o material de construção e fornece assistência técnica por meio de engenheiro, enquanto o morador é responsável pela mão de obra.

 

No local foi necessário fazer  uma intervenção para estabilizar a encosta, com a construção de um muro de contenção, implantação de sistema de drenagem para captar e conduzir a água de forma adequada e, ainda, a proteção e impermeabilização do talude com um tratamento em concreto e tela argamassada.  

 

“Estou muito satisfeito com todo o acompanhamento e resultado da obra. Agora falta pouco, a família está segura e dá até vontade de reformar a casa também”, conta o morador Jeferson Rodrigues.

 

O engenheiro da Urbel José Roland de Oliveira, que acompanha as intervenções, explica as vantagens das obras realizadas nesse tipo de parceria. “O morador tende a ter mais zelo pelas obras, maior interesse em preservá-las e ainda adquire conhecimento e responsabilidade para lidar com as questões relacionadas ao risco”, conclui. 

 

A definição do tipo de obra a ser realizada pela Urbel, por meio do Pear, é iniciada a partir de uma vistoria técnica, com avaliação da complexidade das intervenções. A equipe social também realiza uma abordagem das famílias para avaliar o perfil e o grau de vulnerabilidade apresentado. Se for definido pela obra com mão de obra do morador, as orientações técnicas necessárias são passadas pela Urbel, que disponibilizará, por etapas, os materiais a serem utilizados e acompanhará as diversas fases da obra até a finalização.