Pular para o conteúdo principal

Urbel promove troca de experiência entre comunidades com projetos de Hortas Comunitárias
Foto: Divulgação Urbel/PBH

Urbel promove troca de experiência entre comunidades com projetos de Hortas

criado em - atualizado em

A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) promoveu encontro entre os voluntários do projeto da Horta Comunitária do PAC Bacia do Onça, na região Norte da cidade, e do PAC Bacia do Córrego Camarões, na região do Barreiro, duas grandes obras da Prefeitura de Belo Horizonte com objetivo de contenção de águas pluviais. As hortas fazem parte do trabalho social desenvolvido pela Urbel em ambas as comunidades no eixo de Educação Ambiental. A turma do Camarões foi até a horta do Onça, que tem quatro anos de criação, para aprender sobre a trajetória dos voluntários desde o pontapé inicial do projeto que, hoje, traz resultados para a comunidade.

De acordo com Maria Aparecida Torres, Coordenadora Social da Urbel, os voluntários da Bacia do Córrego Camarões já identificaram que uma área remanescente de obra no bairro Túnel Ibirité tem potencial de ser transformada em horta comunitária. “Como sabia da existência de um projeto mais adiantado, na Bacia do Onça, promovemos a visita, que foi muito proveitosa para os visitantes que conheceram o projeto, e também para os voluntários da horta do Onça, que tiveram o trabalho reconhecido”.

A moradora Elenilza Brito Silva apresentou o trabalho feito pelos voluntários do PAC Onça, no Novo Aarão Reis, e contou como os desafios foram superados no início do projeto. “A terra aqui era vermelha e não nascia nada. Tinha resto das casas que foram desapropriadas e um buraco grande. Tivemos que aterrar, preparar o solo, pedir adubo e terra preta. Depois conseguimos uma caixa d’água para molhar as plantas. Minha experiência era de plantar na minha casa, mas  a horta comunitária é bem diferente. Superamos os desafios e hoje vendemos cebolinha, coentro e couve, tudo bem barato pra conseguir comprar sementes e plantar mais”, explicou.

Para a moradora Fátima dos Santos, a troca de experiências proporcionada pela Urbel foi importante porque ampliou a rede de contatos e motivou ainda mais o grupo, que estão esperançosos de conseguir implementar o mesmo sistema. “Estamos limpando o local onde será nossa horta e agora vamos buscar gente para agregar. Já recuperamos um jardim que estava depredado e plantamos árvores. Estamos bem animados porque já avançamos muito”, concluiu.