7 October 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte está instalando 96 metros lineares de juntas de dilatação termoelásticas no viaduto da Avenida Amazonas sobre a Avenida Silva Lobo, na região Oeste. As juntas desempenham um papel essencial na segurança e durabilidade de viadutos e pontes, permitindo que as estruturas se movimentem naturalmente em função de variações de temperatura, cargas de tráfego e outros fatores ambientais.
A intervenção está sendo feita pela Gerência de Obras de Arte Especiais e Canais (Goaec) da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi). O investimento é de R$ 175 mil e a previsão é que seja concluída neste mês de outubro.
O movimento controlado do viaduto evita o surgimento de rachaduras e fissuras, protege o concreto e as armaduras contra infiltrações de água e proporciona mais conforto aos motoristas, pela passagem mais suave sobre a via.
Segundo a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb), 683 metros lineares de juntas termoelásticas já foram instalados em 16 Obras de Arte Especiais (OAES) ao longo de 2025, e a previsão é de implantar mais 400 metros até o final do ano. A estratégia de trabalho concentra os esforços em uma única frente de serviço por vez, garantindo a conclusão completa das intervenções antes do deslocamento das equipes para outras estruturas.
Além das juntas de dilatação, a gerência mantém um contrato de pintura em passarelas na cidade, executando serviços simultâneos em duas estruturas. Para reforçar ainda mais a manutenção de viadutos, três novos contratos estão em fase de licitação, incluindo um voltado exclusivamente para as OAES do Novo Anel.
As ações reafirmam o compromisso da PBH com a segurança e a durabilidade das estruturas viárias da capital, garantindo trânsito seguro e mais confortável para os usuários.