Pular para o conteúdo principal

Unidades de Saúde da capital são monitoradas pelo COP-BH
Foto: Adão de Souza

Unidades de Saúde da capital são monitoradas pelo COP-BH

criado em - atualizado em

Centros de Saúde, UPAs, Unidades de Referência Secundárias e Diretorias Regionais de Saúde estão sendo monitorados pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) graças à instalação de 1.322 câmeras em 364 equipamentos de saúde. Cerca de 200 unidades já possuem o espelhamento e a ampliação para as demais será feita gradualmente, com previsão de término até dezembro deste ano. Os locais estão sendo monitorados 7 dias por semana, 24h. 

A medida foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, dia 11. Participaram do encontro a secretária adjunta de Saúde, Taciana Malheiros, o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, o comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Prates, e a diretora do COP-BH, Georgia Ribeiro. 

“O sistema nos permite levar mais segurança aos usuários, justamente devido ao monitoramento que é feito em tempo real. Com essa supervisão através das câmeras, será possível uma pronta resposta caso tenhamos ocorrências nas unidades da Rede SUS-BH”, disse o secretário municipal da Saúde, Jackson Machado Pinto.

Caso seja identificada alguma intercorrência que possa colocar em risco a população ou os trabalhadores, a gerência da unidade aciona a Sala de Controle Integrado do COP-BH, por meio do plantonista da Secretaria Municipal de Saúde, que está no local em tempo integral, para fazer o acompanhamento das imagens das câmeras. São quatro profissionais fazendo escala de 12h por 36h. Existem procedimentos a serem seguidos em cada tipo de incidente. 

Após o acionamento, o profissional avalia a situação apresentada pelo gerente e, caso necessário, avisa imediatamente a central da Guarda Municipal ou a Polícia Militar, ambas também com representantes no COP-BH. Durante o período de deslocamento das viaturas são repassadas orientações, até a chegada das equipes e finalização do ocorrido. 

Outra ação que também foi implementada é o monitoramento da temperatura dos contêineres refrigerados e ultra freezers que armazenam as vacinas utilizadas na Campanha de Vacinação contra a Covid-19. As câmeras estão instaladas nas Diretorias Regionais de Saúde de maneira a permitir a visualização do painel que registra a temperatura do equipamento. Se observada alguma modificação, as providências são tomadas imediatamente e é feito o contato com a unidade para as reparações necessárias. 

Ainda como forma de garantir a segurança de trabalhadores e usuários, todos os Centros de Saúde possuem alarme e “botão do pânico”. O dispositivo serve para sinalizar situações de emergência ou risco e não emite nenhum tipo de som, o que preserva a integridade da pessoa que o acionar. O alerta chega diretamente para o COP-BH, por meio de empresa contratada. 

COP-BH

O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) faz a visualização da imagem de 2.653 câmeras distribuídas por toda a cidade – pertencentes à Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), à Empresa de Transportes e Trânsito (BHTrans), à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), dentre outros parceiros. 

O monitoramento em tempo real permite o compartilhamento de informações importantes para garantir a segurança da população capital, além da preservação do patrimônio público da cidade. As imagens captadas possibilitam a identificação e prisão em flagrante de autores, bem como o encaminhamento dos envolvidos às Centrais de Flagrantes (Ceflans) da Polícia Civil, para as devidas providências. 

Patrulha SUS 

Desde 2018, um programa de patrulhamento preventivo orientado, construído de forma conjunta entre as secretarias municipais de Saúde e Segurança e Prevenção, por meio da Guarda Municipal, já é executado na capital. Trata-se do Patrulha SUS, que consiste em um patrulhamento especializado exclusivo para as unidades de saúde, que acontece de forma regionalizada, com rotas definidas por planilhas da Guarda Municipal. 

Antes da implantação do Patrulha SUS as ocorrências em unidades de saúde eram atendidas por viaturas que cuidavam também de outras atividades. A principal característica é a exclusividade e a rapidez no atendimento das ocorrências. Com a implantação do projeto foram criados também grupos de comunicação entre a Guarda Municipal e os profissionais das unidades, resultando na redução significativa nas ocorrências em Centros de Saúde.