Pular para o conteúdo principal

Fachada do Centro de Saúde Santa Terezinha
Foto: Divulgação/PBH

Unidades de Saúde com horário ampliado e 24h atenderam mais de 46 mil pessoas

criado em - atualizado em

Os Centros de Saúde que tiveram o horário de funcionamento ampliado desde 1º de janeiro, e as duas unidades com funcionamento 24h, já atenderam 46.463 mil pacientes com sintomas respiratórios leves. Somente nos locais em regime 24h, desde segunda-feira, 31 de janeiro, foram 1.341 atendimentos.  

A estratégia tem o objetivo de desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), disponibilizando para a população mais acesso ao atendimento médico. Não há aplicação de vacina contra a Covid-19 nesses locais. São priorizados casos de pacientes com sintomas respiratórios leves e moderados (tosse, coriza, febre, dor no corpo e mal-estar geral). 

Os atendimentos das unidades 24 horas são realizados no Centro de Saúde Santa Terezinha (rua Senador Virgílio Távora, 157 - Santa Terezinha) que já foi unidade com horário ampliado, e na antiga sede do Centro de Saúde Santa Mônica (Rua dos Canoeiros, 320 - Santa Mônica), que teve a nova estrutura reconstruída em outro local por meio de Parceria Público Privada (PPP). Já o funcionamento nos locais com horário ampliado é das 7h às 22h30 durante a semana e das 7h às 22h aos finais de semana e feriados. Os endereços podem ser verificados no portal da Prefeitura. 

Os atendimentos de casos pediátricos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Após este horário e aos finais de semana e feriados, os atendimentos pediátricos serão realizados nas UPAs, que permanecem atendendo normalmente, todos os dias, 24 horas. A orientação é que os locais sejam procurados para casos de maior gravidade, como queda com torção ou fratura, forte dor no peito, vômito constante, dor abdominal, sangramento intenso e outras queixas clínicas mais complexas.