Pular para o conteúdo principal

Últimos dias do BH em Férias prometem movimentar parques e praças da capital
Foto: Divulgação/PBH

Últimos dias do BH em Férias prometem movimentar parques e praças da capital

criado em - atualizado em

Quem ainda não aproveitou as atividades e brincadeiras do BH em Férias ainda poderá curtir e se divertir nos últimos dias do programa. Em janeiro, a PBH se preocupa em proporcionar atividades de lazer que incentivem vivências culturais em jogos e brincadeiras, esportes e artes. 

A secretária Municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco, destacou a importância do programa como mais uma opção para os moradores da capital. “Comemoramos o sucesso do BH em Férias com atividades recreativas gratuitas. Em 2023 trouxemos como novidade a parede de escalada e o water ball que agradaram a população contribuindo para uma cidade mais feliz”.

Programação

A exposição ‘O Que Os Animais Comem?’ esta na Praça das Águas, no Parque Municipal das Mangabeiras, de 11h às 13h, nesta sexta-feira (27).

O último dia para brincar na bola gigante transparente que permite andar sobre a água, será nesta sexta-feira (27), de 10 às 16h, no Parque Municipal Burle Marx (Parque das Águas) Av. Ximango, 809 – bairro Flávio Marques Lisboa.

A oficina de brincadeiras de rua e os brinquedos para atividades livres a criançada encontra na sexta (27), no Parque Municipal Burle Marx (Parque das Águas) Av. Ximango, 809 - Flávio Marques Lisboano. No sábado (28), no Parque Municipal Guilherme Lage R. Angola, 665 - Bairro São Paulo e no domingo (29) no Parque Municipal Renato Azeredo, na Av. José Cleto, s/n – Palmares e no Parque Municipal Confisco, na rua Cecília Magalhães Gomes, 126, Confisco.

Oficinas de slackline e breakdance, muro para escalada, brinquedo inflável e tatuagem temporária. Tudo isso, de 10 às 16h, na sexta-feira (27), no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, rua Min. Hermenegildo de Barros, 904, bairro Itapoã. Sábado (28) e domingo (29), no mesmo horário, no Parque Municipal das Mangabeiras, na avenida José do Patrocínio Pontes, 580, bairro Mangabeiras.

A Corte Momesma do Carnaval de Belo Horizonte também irá se apresentar nos parques municipais Fazenda Lagoa do Nado no dia 27 (sexta-feira), das 10h30 às 11h30, e no Professor Guilherme Lage, no sábado (28), das 10h às 10h40. 

BH em Férias

O programa BH em Férias é realizado nos parques e praças da capital com o objetivo de proporcionar às crianças, adolescentes e comunidade em geral o acesso à natureza, ao lazer e à prática esportiva, no período de férias escolares. 

O programa é organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. São duas edições anuais, nos meses de janeiro e julho.

Desde 2006, ano de início das atividades, o BH em Férias tem feito parte da agenda das famílias residentes nos territórios atendidos pelos CRAS e contribuído para o fortalecimento dos vínculos, além do acesso aos equipamentos públicos, tais como parques, museus, praças e cinemas, patrimônio dos belo-horizontinos.

Zoobotânica

No Jardim Zoológico, especificamente na Casa de Répteis, os visitantes poderão participar da Campanha “Devagar se vai ao longe”, nos dias 27 e 31 de janeiro, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. A Campanha em Bate-papos, jogos pedagógicos e oficinas de arte sobre os répteis, animais muitas vezes mal vistos pelas pessoas. A proposta é desmistificar crendices populares maléficas a respeito desses animais e mostrar os esforços que vêm sendo feitos em todo o país para a conservação de várias espécies, tão importantes para o equilíbrio dos ecossistemas onde vivem. As atividades irão divulgar uma espécie de anfíbio e duas espécies de répteis ameaçadas de extinção que foram recentemente descobertas e apresentar as características dos dois grupos de animais, além de trazer informações educativas, uma vez que o Brasil é o país com a maior diversidade de espécies de anfíbios e o terceiro com a maior diversidade de répteis.

O borboletário da Zoobotânica também estará aberto, com visitas orientadas nos dias 28, 29 e 31), das 9h às 11h30 e de 13h30 às 16h. O Borboletário é um espaço contemplativo no qual as borboletas vivem em harmonia com as plantas e as pessoas. Os visitantes vão poder admirar a beleza das cores e formas das borboletas, além de conhecer o processo reprodutivo desses delicados insetos.

Ainda dentro da Zoobotânica, os visitantes também poderão participar, no dia 29, de uma visita à Zooboteca (das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h). No local, há uma exposição que oferece uma experiência significativa com diversos elementos da fauna e da flora que compõem o rico patrimônio natural mantido pelo Zoológico e pelo Jardim Botânico. O visitante tem, também, a oportunidade de conhecer o bicho-pau, um inseto que possui a camuflagem como estratégia de defesa.

A participação nas atividades na Zoobotânica, promovidas pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, é gratuita. Para acesso ao espaço, é necessário adquirir ingressos, conforme preços e horários disponíveis.

A programação de férias ao ar livre e os detalhes de cada atividade podem ser conferidos on-line.