6 August 2025 -
Um passeio para respirar ar puro, aprender sobre a biodiversidade e conhecer a rica história de uma das áreas verdes mais significativas da cidade. Essa é a proposta da trilha guiada no Parque Ursulina de Andrade Mello (Rua Dr. Sylvio Menicucci, 640, Bairro Castelo), que terá mais uma edição neste sábado (9). A atividade é gratuita, mas é preciso fazer a inscrição pelo e-mail educaparques@pbh.gov.br até 16h de sexta-feira (8).
Com saídas às 9h e 9h20, o percurso, de aproximadamente 1,5 quilômetro, será conduzido por profissionais das equipes de parques das regionais Noroeste/Pampulha e da educação ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). A trilha tem duração de uma hora e inclui visita à área de mata fechada do parque, onde os participantes poderão conhecer espécies da flora e fauna locais, nascentes de água, jardim de plantas medicinais e pontos em processo de recuperação após danos causados por queimadas ocorridas nos últimos anos.
“Durante a caminhada também buscamos promover uma vivência mais profunda com a natureza, destacando a importância dos parques como refúgios climáticos, espaços de lazer e como ambientes de aprendizado e conexão. Estimulamos o sentimento de pertencimento das pessoas em relação à natureza, despertando os sentidos por meio da observação, respiração e escuta atenta do ambiente natural, promovendo um momento de pausa da vida urbana”, explica a gerente de Educação Ambiental, Roberta Martins.
A atividade é realizada com grupos de até 20 pessoas, sendo indicada para toda a família. Crianças (a partir de 6 anos) podem participar desde que acompanhadas por um responsável. Para garantir mais conforto e segurança, é obrigatório o uso de calçados fechados, além de ser recomendável o uso de roupas leves e confortáveis, protetor solar, repelente, chapéu ou boné e uma garrafinha de água. A trilha conta com trechos em leve subida, não sendo indicada para pessoas com mobilidade reduzida.
Participação comunitária
O passeio tem feito sucesso com o público, tendo boa procura. No primeiro semestre deste ano foram realizadas dez trilhas educativas, atendendo cerca de 300 pessoas. Além dos aspectos ligados ao parque, são abordados temas como a importância da rede de vizinhos para o cuidado e preservação da área verde. “No contexto da participação comunitária, destacamos a atuação dos que chamamos de ‘Guardiões do Parque’. Trata-se de um grupo de voluntários que se dedica a ajudar na proteção desse parque e que vem sendo referência para outras áreas verdes da cidade”, aponta Roberta.
Além do Ursulina de Andrade Mello, outros nove parques da cidade contam com a atividade. A programação mensal, assim como demais informações e orientações, estão disponíveis na página da FPMZB.