Pular para o conteúdo principal

Trilha gratuita explora história e biodiversidade de parque na Pampulha
Divulgação/PBH

Trilha gratuita explora história e biodiversidade de parque na Pampulha

criado em - atualizado em

Para quem quer uma opção de atividade que contemple educação ambiental em um contato bem próximo com a natureza, o Parque Ursulina de Andrade Melo (Rua Dr. Sylvio Menicucci, 640 - Castelo) terá, neste sábado (15), mais uma trilha guiada. A atividade é gratuita e aberta para o público geral. Porém, é necessária a inscrição prévia pelo e-mail: educaparques@pbh.gov.br.

Oferecida pelas equipes de parques da regional Noroeste/Pampulha e de educação ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), o trajeto inclui visita à área de mata fechada do Parque, onde será possível conhecer algumas espécies da flora e da fauna locais, nascentes de água, jardim de plantas medicinais, além de alguns pontos que estão sendo recuperados após sofrerem perdas significativas com algumas queimadas ocorridas nos últimos anos. Os impactos desses incêndios e o processo de recuperação das áreas também serão explorados durante o passeio. “A proposta é conscientizar a população sobre a importância, não só para a região, mas também para toda a cidade, da grande biodiversidade que existe nesse espaço. Além disso, de como as ações humanas, muitas vezes impensadas, como o fogo, por exemplo, podem afetar as espécies e gerar impactos extremamente negativos para todo o ecossistema”, explica a gerente de Educação Ambiental da FPMZB, Roberta Martins.  

A trilha, realizada com grupos de até 20 pessoas, contará com dois horários de saída, sendo às 9h e às 9h30. A atividade é indicada para toda a família, mas a participação de crianças é permitida somente com um responsável. Para aproveitar melhor o percurso com conforto e segurança, é obrigatório o uso de sapatos fechados e recomenda-se a utilização de roupas confortáveis, de protetor solar, de repelentes, de chapéu ou boné e levar uma garrafinha de água. É importante reforçar que a trilha conta com trechos em leve subida, não sendo indicado para pessoas com mobilidade reduzida.

Ações contínuas de recuperação do Parque

O Parque Ursulina de Andrade Mello, que sofreu com incêndios em 2020 e 2024, conta com um trabalho constante de recuperação. Somente no ano passado, o local recebeu mais de 10 mil novas mudas de árvores de diferentes espécies.

A área verde conta com uma rica biodiversidade. Um inventário preliminar realizado no Parque Ursulina, em 2021, pela equipe do Jardim Botânico da FPMZB, permitiu identificar 188 espécies de plantas vasculares, a maioria delas espécies de mata semidecídua nas quais se destacam copaíbas, ipês, sibipirunas e algumas espécies que têm se tornado raras nos remanescentes de Belo Horizonte, como a braúna e o jequitibá. A maioria das espécies identificadas possuem padrão de dispersão zoocórica demonstrando a importância desse remanescente para o estabelecimento de um corredor ecológico na região da Pampulha, onde os elementos comuns que possui com outras áreas verdes da região, como a Estação Ecológica da UFMG e da Zoobotânica, permitem o fluxo gênico e a amplitude de ambientes para a fauna.