29 October 2025 -
Alunos de 8 a 11 anos, do 3º ao 5º ano de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte, estão tendo a experiência do aprendizado dobre educação no trânsito brincando com o tablet. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Gerência de Educação para a Mobilidade (Geduc) da BHTrans, leva às salas de aula uma versão demonstrativa do game Transitando Legal Digital.
No jogo — um single player —, a criança cria seu próprio avatar e enfrenta o oponente em um tabuleiro com 44 casas, 150 desafios e minigames sobre mobilidade urbana. Ganha quem chegar primeiro ao fim, mas o aprendizado é o verdadeiro prêmio.
No dia 5 de novembro, às 9h, a Escola Estadual José Isidoro de Miranda receberá a visita dos personagens Edu e Mobi, protagonistas do game, que farão a apresentação do jogo. Eles levarão os tablets e vão convidar os alunos para jogar. O mesmo ocorrerá no dia 14 de novembro, às 14h, no Colégio Emília Ferreiro.
Edina Lara, pedagoga da Geduc, destaca que a proposta vai muito além da diversão. “Queremos despertar o interesse e a curiosidade das crianças, oferecendo uma experiência lúdica e interativa que funcione como porta de entrada para um aprendizado contínuo sobre segurança no trânsito”.
A ação também busca incentivar a continuidade do aprendizado em casa, estimulando alunos e famílias a baixarem o jogo para explorar o conteúdo de forma espontânea e divertida. “A presença dos personagens e o uso dos tablets são estratégias de mobilização e divulgação educativa, ampliando o alcance do projeto e consolidando o Transitando Legal Digital como uma ferramenta permanente de educação para o trânsito”, ressalta Edina Lara.
Sobre o Transitando Legal Digital
Lançado em maio de 2023, o jogo nasceu para promover o debate sobre segurança viária e incentivar comportamentos responsáveis de forma leve e envolvente. Desenvolvido pela BHTrans, em parceria com a Superintendência de Mobilidade (Sumob) e as secretarias municipais de Educação e Saúde, o game é uma versão digital da experiência do tradicional Circo Transitando Legal, parte do programa BHTrans Educa, que há anos leva conteúdos sobre mobilidade para milhares de crianças.
Disponível gratuitamente para Android e iOS, o jogo se firmou como uma importante ferramenta de educação para o trânsito. No ano passado, foi um dos vencedores da categoria Game do Festival Élan 2024, uma das premiações mais reconhecidas do mercado publicitário brasileiro.
