Pular para o conteúdo principal

Prefeitura lança jogo digital para educação sobre regras do trânsito
Arte/PBH

Prefeitura lança jogo digital para educação sobre regras de trânsito

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte lança nesta terça-feira, às 14h, no Circo Transitando Legal, na sede da BHTrans (Rua Engenheiro Carlos Goulart, 900, Buritis), o jogo Transitando Legal Digital. O game ensina as crianças, de um jeito divertido, como se comportar de forma segura no trânsito, seja a pé, de carro, ônibus ou bicicleta. O lançamento faz parte da programação do Maio Amarelo, ação em que se busca debater e conscientizar a população sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito e a necessidade de comportamentos mais seguros. 

O Transitando Legal Digital é um jogo single player (para um jogador), em que você cria um avatar (personagem) para enfrentar um oponente em um tabuleiro com 44 casas, 150 desafios e minigames diferentes sobre mobilidade urbana e, quem chegar primeiro ao final é o vencedor. E com tantos desafios, é impossível jogar só uma vez.

O jogo é destinado a crianças a partir de seis anos, mas os adultos podem e devem jogar, afinal o aprendizado das regras do trânsito deve ser permanente. Pensando na segurança digital dos pequenos, não é necessário cadastrar nenhum tipo de informação pessoal e também não é preciso estar conectado à internet para jogar. 

Clique e confira no canal do YouTube da BHTrans uma prévia do jogo.

Desenvolvido pela BHTrans, em parceria com a Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB) e as secretarias municipais de Educação e Saúde, o jogo traz para celulares e computadores a experiência observada com o Circo Transitando Legal, que faz parte do Programa BHTrans Educa. A iniciativa leva anualmente educação para mobilidade para milhares de crianças de oito a dez anos de idade. Agora, com o Transitando Legal Digital, esse aprendizado vai além do Circo, e a criança pode reunir toda a família e testar os conhecimentos sobre trânsito. 

A presidente da BHTrans, Júlia Gallo, acredita que a sociedade precisa falar e debater sobre a segurança no trânsito e também sobre a responsabilidade de cada um. “A BHTrans faz um trabalho de educação no trânsito que é reconhecido em todo o Brasil e agora estamos possibilitando que o Transitando Legal chegue a todos, na palma da mão. Esse é um jogo para que toda família possa brincar e testar seus conhecimentos sobre trânsito de maneira lúdica, divertida e segura”, ressalta Júlia Gallo.

Como baixar o Transitando Legal Digital

Basta acessar a loja virtual dos celulares com sistema Android ou IOS e baixar. 

Quem preferir um PC Gamer, há também uma versão para jogar no computador. Basta acessar a página da BHTrans e instalar o jogo, que é gratuito. É possível jogar o Transitando Legal Digital de forma off-line.