28 Maio 2024 -
Os avanços obtidos nos últimos anos pela Prefeitura de Belo Horizonte com a política municipal de transformação digital foram apresentados nessa segunda-feira (27), durante o XI Encontro Brasileiro de Administração Pública (Ebap), em Brasília.
O município foi representado no evento pela gerente de Relacionamento da Prodabel, Tamiris Resende, que destacou as principais ações implementadas para simplificar, desburocratizar e digitalizar processos nas diferentes camadas produtivas da PBH. Políticas que vem melhorando a experiência dos cidadãos e dos empreendedores, bem como dos servidores, com a otimização dos fluxos internos e entrega de serviços.
“Anteriormente, o que víamos era um ambiente com um volume enorme de processos físicos, vários sistemas que não estavam integrados e a necessidade da abertura de demandas nos balcões de atendimento presencial. Mas com os esforços conjuntos de todas as pastas da Prefeitura, iniciamos, em 2017, ações efetivas para mudar essa realidade”, disse Tamires.
Em 2016, apenas 168 serviços da Prefeitura podiam ser solicitados pela internet e, atualmente, já são mais de 1,4 mil, sendo 128 deles com possibilidade de abertura pelo aplicativo PBH APP.
Entre as soluções implementadas está a plataforma BH Digital, que integra tecnologia e inclusão digital aos serviços disponíveis. Além de prover o Portal de Serviços da PBH, integrado a autenticação gov.br e ao PBH APP, o sistema possui um portfólio de funcionalidades integradas que permitem o gerenciamento e automatização de processos de negócios, a gestão eletrônica de documentos, a gestão de serviços e a gestão do relacionamento com o cidadão.
O município ainda expandiu a internet gratuita, sendo mais de 4,5 mil pontos de Wi-Fi disponibilizados em todas as regiões e em 100% das vilas e favelas da cidade. Foram mais de 600 km de fibra óptica instalados para essa finalidade. Alinhado a essa política, a Prefeitura também atua para aperfeiçoar as ações de inclusão digital, garantindo conectividade para a população a partir dos 130 telecentros. Os locais são espaços com livre acesso a computadores, instalados nas nove regionais e promove cursos de capacitação. Somente através do Programa de Inclusão Digital são oferecidos 16 cursos gratuitos em Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC), os quais já certificaram mais de 12 mil moradores da capital.
“Os esforços são contínuos e os resultados são evidentes. Hoje mais de 90% das demandas são abertas digitalmente, o que demonstra a adesão dos munícipes à proposta, que visa facilitar o acesso, evitar gastos com deslocamentos e perda de tempo em filas. Além disso, a unificação de sistemas gera informações gerenciais mais rápidas, o que impacta positivamente na experiência do usuário”, relatou Tamiris.