Pular para o conteúdo principal

Trabalhos desenvolvidos pela Saúde recebem prêmio nacional

01/08/2017 | 15:14 | atualizado em 18/01/2018 | 11:08

Referência no país pelas suas experiências inovadoras e bem-sucedidas, a Secretaria Municipal de Saúde foi premiada mais uma vez durante a “14ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, realizada no 33º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento, realizado no mês de julho, em Brasília, reuniu gestores de todo país e a premiação elegeu experiências bem-sucedidas no SUS, visando estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando a garantia do direito à saúde.
 

Belo Horizonte recebeu o primeiro lugar na categoria “Melhor experiência da região Sudeste”, com o trabalho “A gestão da equidade no SUS-BH: relato da experiência com o projeto Família Cidadã”, que também foi considerado a “Melhor experiência na temática da promoção da saúde”. O trabalho destaca a metodologia para o acompanhamento interssetorial de famílias do projeto “Família Cidadã, BH sem miséria” e ressalta as iniciativas do SUS para garantir o acesso da população em situação de vulnerabilidade aos serviços de saúde.
 

Outra premiação importante foi na categoria “Atenção Básica”, com a experiência “Estratégia da Gestão do Cuidado na Atenção Primária de Belo Horizonte”. Esse trabalho destaca a importância do apoio institucional e da gestão compartilhada com foco nas necessidades locais e nos processos de trabalho. Atualmente todos os distritos sanitários de BH estão envolvidos com a gestão do Cuidado no território. Além disso, está em andamento o curso de qualificação em gestão do cuidado no território para todos os gerentes de centros de saúde.
 

Taciana Malheiros Lima Carvalho, gerente de Assistência à Saúde e representante da Rede SUS-BH na premiação, explica como ele funciona na prática e ressalta a importância de compartilhar a iniciativa com outras secretarias municipais. “Participar do Conasems e levar as experiências do SUS em BH é uma grande oportunidade. Foram quatro apresentações e 3 premiações. Isso é o reconhecimento do trabalho de todos os profissionais envolvidos com o SUS em Belo Horizonte e fruto de muito esforço e dedicação de todos. Agradeço e dedico a todos que contribuem para a construção e qualificação da nossa rede de saúde em BH”, ressaltou.


Últimas Notícias

Obras sendo feitas nos córregos Olaria e Jatobá, na região do Barreiro Prefeitura inicia mais obras contra enchentes nos córregos Olaria e Jatobá

Serão investidos aproximadamente R$ 18 milhões neste empreendimento, com previsão de término no segundo semestre de 2021.

 

09/07/2020 | 16:48
Informações da Prefeitura sobre o Covid-19 Cidadão pode recorrer contra notificações da Fiscalização de forma digital

O procedimento virtual será adotado enquanto durarem as medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento ao Covid-19

09/07/2020 | 16:33