Pular para o conteúdo principal

Tolerância Zero da PBH fiscaliza linhas alvo de reclamações dos usuários
Divulgação/PBH

Tolerância Zero da PBH fiscaliza linhas alvo de reclamações dos usuários

criado em - atualizado em

Em mais uma operação da política de Tolerância Zero contra irregularidades do serviço de transporte público, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou nesta quarta-feira (12) ações de fiscalização nos pontos finais de nove linhas do sistema de transporte coletivo da capital. As linhas fiscalizadas atendem as estações São Gabriel e José Cândido da Silveira e aos bairros Nova Vista, Nova Cintra, Conjunto Santa Maria, Caetano Furquim e Goiânia. Durante a operação foram abordados 33 veículos, emitidas 144 autuações e 28 ônibus tiveram a Autorização de Tráfego (AT) recolhida por irregularidades como elevadores com defeito e freio de porta inoperantes.

A escolha dessas linhas para serem fiscalizadas é fruto de um trabalho de observação e acompanhamento diário do sistema de transporte coletivo da capital pelas equipes da Sumob, levando também em consideração os registros de reclamações feitos pelos passageiros. A participação da população, por meio dos canais da Prefeitura, é fundamental para identificar os locais e as linhas que apresentam problemas e irregularidades.  Esse esforço conjunto direciona as ações de fiscalização para onde a população necessita, seja nas estações ou nos pontos finais dos bairros.

Confira as linhas fiscalizadas na ação:

●        815 - Estação São Gabriel / Conjunto Paulo VI;

●        822 - Estação José Cândido / Vila Maria;

●        9105 - Nova Vista - Sion;

●        9208 - Taquaril Conjunto Santa Maria;

●        9211 - Caetano Furquim / Havai;

●        9214 - Caetano Furquim / Havai - Via Alto Havai;

●        9250 - Caetano Furquim / Nova Cintra Via Savassi;

●        5503A - Goiânia A / Centro / Hospitais;

●        5503B - Goiânia B / Centro / Hospitais.

Tolerância Zero

A Operação Tolerância Zero chega a quatro meses de atuação em Belo Horizonte com um saldo de 1.793 ações de fiscalização e 11.822 ônibus vistoriados – alguns deles mais de uma vez - o que representa uma média de quase 100 veículos fiscalizados por dia. As operações geraram 11.927 autuações, 383 ATs recolhidas e 13 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG.

As fiscalizações são realizadas por agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal nas portas das garagens, nas estações, ao longo dos itinerários das linhas - inclusive nos pontos finais-, e também no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) através do SITBus, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que monitora cada viagem do transporte coletivo.

Essas ações têm resultando em mais qualidade no transporte da capital e em uma mudança de postura por parte das empresas. Mesmo mantendo a marca de quase 100 ônibus fiscalizados por dia, o número de autuações diminuiu nesses quatro meses, indicando o sucesso da política de Tolerância Zero.