20 June 2017 -
Os principais espaços culturais, esportivos e de lazer do Conjunto Moderno da Pampulha voltam a ficar abertos ao público até 21h, com atrações especiais, nesta terça-feira, dia 20 de junho. Promovido pela Fundação Municipal de Cultura em parceria com a Belotur, o Circuito Pampulha Noturno traz semanalmente uma programação integrada em diversos espaços da região.
No Museu de Arte da Pampulha o destaque é a apresentação do músico Leo Dias. Ele fará um show no estilo voz e violão. No Museu Casa Kubitschek a atração é o choro e o samba. O músico Warley Henrique, premiado na cidade e no Brasil, com três CDs gravados, e parcerias com artistas consagrados promove uma roda de choro, às 19h30. Pouco antes, às 18h, acontece mais um encontro do grupo Confraria dos Amigos de JK, no qual no qual os seresteiros e o público tocam e cantam em homenagem à seresta e ao idealizador do Conjunto Moderno da Pampulha, Juscelino Kubitschek.
Já na Casa do Baile, o destaque é o show da banda Faca Amolada. Constitui-se de uma união familiar e de amigos, formada por Chico Bread (violão, guitarra, gaita e voz), Isadora Rocha (ukulele, violão, castanhola e voz). Com trabalhos autorais, que tratam da simplicidade da vida, das ruas e montanhas de Minas Gerais, das suas belezas e encantamentos, a banda vem conquistando o público na noite de BH e do interior.
Além destes três espaços culturais, O Circuito Pampulha Noturno tem ainda atrações no Iate Tênis Clube, no Museu Brasileiro do Futebol, no CAT Veveco, além da praça Dalva Simão.
PROGRAMAÇÃO
CASA DO BAILE
17h às 21h: Exposição E(m)cantos do brejo paraibano, arquitetura e cana-de-açúçar.
Exposição fotográfica sobre os antigos engenhos de cachaça e rapadura dos municípios paraibanos de Areia, Bananeiras, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Serraria, Pilões e Borborema.
19h: Banda Faca Amolada
MUSEU CASA KUBITSCHEK
18h: Seresta - Confraria dos Amigos de JK
19h30: Choro em Roda - Warley Henrique
EXPOSIÇÕES
Casa Kubitschek: uma invenção modernista de morar
Com curadoria de Denise Bahia e Mariana Brandão, apresenta em sua narrativa dois eixos principais que se interpenetram: um referente à história e outro que remete à memória. A proposta é de uma “casa museu”, com um percurso que parte da referência histórica do ambiente político e cultural em que surge o modernismo e, no qual, a Casa Kubitschek foi criada. História e memória seguem referenciadas em todo o percurso expositivo entre móveis, fotografias, vídeos e instalações alusivas à época.
Pampulha: território da modernidade
Com curadoria de Luana Maia, instalada no andar térreo, traz um viés mais histórico. Inicialmente, contextualiza as várias “Pampulhas” no tempo e no espaço. Em seguida, recupera a “Era Kubitschek” em BH e ainda, o momento de inauguração do complexo arquitetônico em 16 de maio de 1943, materializando os anseios desenvolvimentistas e modernizadores de JK.
MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA
20h: Leo Dias, violão e voz.
PRAÇA DALVA SIMÃO
17h às 21h: Encontro de food trucks e Confraria da Ferrugem - Encontro de carros antigos
CAT VEVECO
17h às 21h: Exposição artística de produtos do Made in BH e Espaço Gastronômico musical
IATE TÊNIS CLUBE
18h às 21h: Visitas guiadas ao Salão Portinari
PAMPULHA RETRÔ TOUR
17h às 21h: O Pampulha Retrô Tour faz o passeio pelos principais atrativos do Patrimônio Cultural da Humanidade, a Pampulha. Quem quiser dar uma volta dentro da Jardineira Chevrolet 1957, curtindo o charme da época, pode adquirir seus ingressos ao lado da Igrejinha da Pampulha.
Ingressos: R$20,00