Pular para o conteúdo principal

Espetáculo de dança
Divulgação/PBH

Terça da Dança traz espetáculos e práticas de dança no Teatro Marília neste mês

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, nos dias 7, 14 e 28 de fevereiro, às 19h, três edições do Terça da Dança com apresentações de espetáculos e propostas de práticas de dança. O projeto apresenta artistas independentes e grupos profissionais oferecendo uma programação contínua, composta por apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas. O Terça da Dança é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em curso desde 2019, desenvolvida pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte - CRDançaBH, no Teatro Marília. Os ingressos dos espetáculos são gratuitos e podem ser adquiridos no site www.diskingressos.com.br ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas antes da apresentação. A programação completa dos teatros municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte - portalbelohorizonte.com.br.

 

No dia 7 de fevereiro, às 19h, o grupo profissionalizante Compasso apresenta o espetáculo "Veja nos meus olhos". A proposta é trazer aos olhos do público toda a coragem e amor de se fazer arte expressados nas coreografias de ballet clássico, dança contemporânea e estilo livre. “Veja nos meus olhos” traz trabalhos compostos por jovens bailarinos em profissionalização que retratam, a partir das coreografias, temáticas como conexão, versatilidade e diversidade. Além do projeto Terça da Dança, o grupo se apresentará no festival Tanzolymp, realizado em Berlim, ainda neste mês.

 

Já no dia 14 de fevereiro, às 19h, o Terça da Dança oferece experimentos de dança na "JAM Livre de Contato", com o coletivo TaTo. O grupo se dedica à pesquisa e à experimentação do corpo no seu potencial de movimento, de encontro e de transformação, tendo como base a prática do Contato Improvisação. Atualmente, o TaTo é formado por Ana Rita Nicoliello, Lara Santos e Serena Rocha.

 

A JAM Livre de Contato tem como proposta ser um lugar de encontro, aberto e seguro, para qualquer pessoa que tenha interesse em investigar seu próprio corpo em movimento e sua relação com o outro e com o espaço. A atividade tem como foco de investigação a linguagem do Contato Improvisação, aberta ao diálogo com outras linguagens artísticas. A prática dura aproximadamente duas horas, sendo o primeiro momento dedicado à preparação corporal e sensível guiada, e, posteriormente, à improvisação livre de dança, música e outras artes.

 

Outra atração é o projeto "Ações de Apartamento OCUPA: Terça da Dança", no dia 28 de fevereiro, às 19h, que acontecerá dentro da programação do Circuito Municipal de Cultura. Realizado de maneira independente desde 2019, o "Ações de apartamento" é um evento que ocupa residências na cidade de Belo Horizonte com diversas formas de arte. Neste novo formato, o Ações se propõe a ocupar o Terça da Dança, no Teatro Marília. Para explorar esse espaço, foram convidadas as artistas da dança/performance Bárbara Maia, Flaviane Lopes e a artista visual EstherAz, todas já participantes de edições anteriores do evento. Bárbara apresenta ‘Uma mulher que conta’, trabalho que traz como tema o feminicídio. Flaviane Lopes performa ‘Bucalemu’, trazendo relações entre sagrado e profano a partir dos povos Mapuche. Esther Az ocupará o teatro com uma exposição autoral.