Pular para o conteúdo principal

Terça da Dança realiza duas apresentações artísticas gratuitas no Teatro Marília
Foto: PBH/ Divulgação

Terça da Dança realiza apresentações artísticas gratuitas no Teatro Marília

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, nesta terça-feira (9) e no dia 23 de agosto, às 19h, duas edições do Terça da Dança, com apresentações artísticas do bailarino Uyan Vilela e turmas de alunos do Curso Técnico em Dança CEFART. O projeto apresenta artistas independentes e grupos profissionais oferecendo uma programação contínua, composta por apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas. O Terça da Dança é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em curso desde 2019. Os ingressos dos espetáculos são gratuitos e podem ser adquiridos no site Disk Ingressos ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas antes da apresentação. A atividade segue os protocolos sanitários de controle da Covid-19. A programação completa dos teatros municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

Nesta terça-feira, às 19h, será apresentado a estreia do espetáculo "MOUCO: Uma Dança para a Sociedade", trabalho de Uyan Vilela com direção de Ítalo Augusto, que traz a proposta de refletir sobre a relação dos deficientes auditivos para com a sociedade e vice-versa. O espetáculo é uma criação que parte do entendimento de que é necessário falar em primeira pessoa. O trabalho tem como dispositivo de criação os relatos da experiência de Uyan Vilela como pessoa com deficiência, a partir da necessidade de se reconhecer em sociedade, observando e pontuando, no convívio social, o que estabelece as diferenças dos corpos. Desde 2021, ele vem pesquisando e produzindo seu trabalho solo na dança, que originou a videodança de mesmo nome, 'Mouco: uma dança para sociedade ', que teve direção de Ítalo Augusto e edição de Luísa Machala, apresentado no Festival Curta Dança (2021).

 

Em agosto, o Terça da Dança também recebe, no dia 23, a Escola de Dança do CEFART, em uma programação que reúne apresentações artísticas do Curso Técnico em Dança e uma Roda de Conversa. Serão apresentadas duas coreografias e um Work in Progress com os estudantes do 2º e 3º Anos do Curso Técnico em Dança. E, para finalizar a noite, acontecerá uma Roda de Conversa com a plateia sobre o processo de criação.

 

O Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (CEFART) é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo da arte assim como no da tecnologia do espetáculo, e promove cursos com certificação e diplomação de competências profissionais.

 

Serviço

 

Projeto: Terça da Dança Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)
Dias 9 e 23 de agosto, às 19h.  Ingressos gratuitos pelo site Disk Ingressos e bilheteria do teatro (a partir de 2 horas de antecedência).