Pular para o conteúdo principal

Terça da Dança promove novo encontro para debater pesquisas em dança na cidade
Arte/PBH

Terça da Dança promove novo encontro para debater pesquisas em dança na cidade

criado em - atualizado em

O Teatro Marília recebe nesta terça-feira (8), às 19h, o segundo encontro do projeto “Pesquisas em Dança em Diferentes Contextos”, uma parceria do Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH) com a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG que prevê apresentações de pesquisas em dança realizadas por artistas, pesquisadores e acadêmicos. O projeto integra o Terça da Dança, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, desenvolvida pelo CRDançaBH, que oferece uma programação contínua, composta por apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação. A programação completa dos Teatros Municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte

Neste mês, o projeto Pesquisas em Dança em Diferentes Contextos terá como tema “Mulheres: diálogos diaspóricos” e contará com apresentações da professora de dança Marilda Cordeiro; da atriz, cantora, escritora e produtora cultural, Junia Bertolino; e da artista da dança e pesquisadora, Maria Laura Menezes. O encontro terá mediação de Paixão Sessémeandê, que venceu o Prêmio Zumbi de Cultura 2020, na categoria Dança. 

O projeto “Pesquisas em Dança em Diferentes Contextos” busca despertar o interesse e a curiosidade dos amantes e profissionais da dança e da audiência em pesquisas no campo das Artes em contextos variados, promovendo apreciação, problematização e discussão do movimento de pesquisas em dança na cidade. É também objetivo deste Projeto, trazer a pesquisa acadêmica para o público em geral, aproximando, assim, a Universidade da população da cidade. A cada mês, serão convidados dois profissionais que atuam na área da dança, para compartilhar pesquisas e ideias. Todas as apresentações serão seguidas de uma roda de conversa, mediada por um profissional da área. 

Sobre as artistas e pesquisadoras 

Marilda Cordeiro é professora de dança afro, coreógrafa e educadora social.  Formada em pedagogia, especialista em Dança e Consciência Corporal. Iniciou seu trabalho como educadora social e professora em 1991, na comunidade do Alto Vera Cruz. Desde então, vem trabalhando como Arte-educadora, desenvolvendo projetos de corporeidade ligados à educação e valorização da história e cultura Afro-brasileira e Africana. Atualmente, Marilda ministra aulas de dança para crianças e jovens da saúde mental no projeto Arte da Saúde pela Cáritas e para mulheres vítimas de violência doméstica no Programa Mediação de Conflitos pelo Instituto Elo, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. 

Junia Bertolino é mestre em dança afro, capoeirista e arte educadora. Atua como atriz, cantora, escritora, produtora cultural, terapeuta em constelação familiar e Reiki. Tem graduação em jornalismo pela PUC Minas e antropologia pela UFMG, com pós-graduação em Estudos Africanos e afro-brasileiros na PUC Minas. Fundadora da Cia Baobá Minas, que atua há mais de 20 anos em BH e idealizadora do Prêmio Zumbi de Cultura - Cia Baobá Minas. 

Maria Laura Menezes é artista da dança, pesquisadora, arte educadora e contadora de histórias. Em 2012, Maria conhece o grande Mestre e bailarino Djanko Camara, de Guiné Conacri, e a partir de então se dedica a estudar os ritmos e culturas do Oeste Africano. Também entendendo a arte e a dança como lugar de resistência e política, Maria milita e constrói um ativismo dentro de grupos de Teatro do Oprimido e outros movimentos sociais. Hoje cursa licenciatura em Dança na UFMG. 

Terça da Dança | Projeto “Pesquisas em Dança em diferentes contextos”
Duração: 90min. | Classificação: Livre
Data: terça-feira (8), às 19h
Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br e bilheteria do teatro, a partir de 2 horas de antecedência.
Local: Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia)