Pular para o conteúdo principal

Terça da Dança celebra a ancestralidade e os 24 anos da Cia Baobá Minas
Patrick Arley

Terça da Dança celebra a ancestralidade e os 24 anos da Cia Baobá Minas

criado em - atualizado em

O Projeto Terça da Dança, realizado pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH), recebe na próxima terça-feira (8), a comemoração dos 24 anos da Cia Baobá Minas com apresentação da performance “Saudação à Ancestralidade” e lançamento do livro “Performance, Ancestralidade e Ritualidade: corporeidades negras da Cia. Baobá Minas”, de Júnia Bertolino, Mestra da Cultura Popular de Belo Horizonte. O evento contará ainda com uma roda de conversa e exibição de vídeo. A Cia. Baobá Minas receberá convidados para prestar uma homenagem ao feminino e à natureza. O evento acontece no Teatro Marília, a partir das 19h, e tem entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro, duas horas antes da apresentação.

A performance “Saudação à Ancestralidade” é uma reverência à terra, à água, ao fogo e ao ar, saudando a Mãe África, Minas e o Brasil. Serão apresentadas narrativas negras e escrevivências baseadas nos ensinamentos da escritora Conceição Evaristo, que vem inspirando o grupo em diversas apresentações artísticas por meio de poemas como “Vozes Mulheres”. A performance apresenta ainda o canto africano e a dança guerreira. Serão 15 artistas no palco: Marlene Ferreira, Ingrid Reis, Maria Amélia Rosa, Maria da Penha de Sousa, Rafael Gonçalves Maciel, Emilly Anne da Silva, Rodrigo César Ramos, Dandara Bertolino Santos,  José Gabriel Cardoso Gutierre, Shirleine Gomes Brandão, Guilherme Henrique da Cunha Ramos, Jahi Amani e Júnia Bertolino. Também estarão presentes Mestres e Mestras da Cultura popular e grupos culturais como a Associação Odum Orixá, a Cia Primitiva de Arte Negra e Carlos Afro & Cia.

Já o livro “Performance, Ancestralidade e Ritualidade: corporeidades negras da Cia. Baobá Minas”, da Editora Mazza, integra o projeto “Cultura na Cidade” e as “Ações Estendidas do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN BH”, em parceria cultural com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através de recursos do Fundo Especial do Ministério Público – FUNEMP, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. A obra reúne conceitos sobre ancestralidade, tradição oral e a dança afro-brasileira, além de destacar grupos de dança na cidade, Mestres e Mestras da Dança Afro em BH, como Marlene Silva, Evandro Passos, Joao Bosco, Carlos Afro, Willian Silva, Ronaldo Thiago e Mamour Ba, entre outros.

“Essa celebração marca um momento especial que são os 24 anos da Cia. Baobá Minas. Será um momento de aquilombamento, um tempo de reflexão sobre o fazer cultural, a importância da dança afro em nossa cidade e, acima de tudo, um momento de afeto e troca. Queremos compartilhar essa jornada com grupos locais, mestres e mestras, fortalecendo nossas conexões com a cidade”, destaca Junia Bertolino, autora do livro e criadora da Cia Baobá Minas.

Júnia Bertolino é fundadora da Cia. Baobá Minas, além de ser responsável pela direção e  coreografia. A companhia surgiu para resgatar, no cenário das artes cênicas de Belo Horizonte, a representação e valorização das matrizes africanas presentes na identidade do povo brasileiro, retratados através da dança, música, poesia e teatro, a partir de pesquisas sobre a presença dessas matrizes no caldeirão da cultura nacional.

Sobre o Terça da Dança

O Terça da Dança apresenta artistas independentes e grupos profissionais oferecendo uma programação contínua, composta por apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas. O projeto é desenvolvido pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte - CRDançaBH, um espaço de apoio, acolhimento e convívio da comunidade da dança na capital mineira. As atividades e apresentações do “Terça da Dança” acontecem sempre às terças-feiras, às 19h.

O CRDançaBH tem como objetivo promover as diversas danças na atualidade, dialogar com a cidade e criar pontes entre artistas, instituições e equipamentos culturais, de forma transversal e democrática. Busca ainda estabelecer estratégias e planos de ação para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor da dança, ampliando as discussões sobre políticas culturais, formação de público e fomento, além de acolher e apoiar as diversas danças da cidade.

Serviço

Projeto Terça da Dança | CRDançaBH

Comemoração dos 24 anos da Cia Baobá Minas | Performance “Saudação à Ancestralidade”, da Cia. Baobá Minas | Lançamento do livro “Performance, Ancestralidade e Ritualidade: corporeidades negras da Cia. Baobá Minas”, de Júnia Bertolino | Participação de grupos e Mestres convidados.

Duração:  2h| Classificação: livre

Data: terça-feira (8), às 19h

Entrada gratuita: retirada de ingressos na plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro

Local: Teatro Marília | Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia.