Pular para o conteúdo principal

Crianças jogam futebol em escolinha da Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Smel/Divulgação

Temporada do Festival de Futebol termina neste sábado, dia 29

criado em - atualizado em

A temporada do Festival de Futebol das escolinhas de futebol da Prefeitura de Belo Horizonte termina neste sábado, dia 29, no campo do Radiante, no bairro Lagoa, região de Venda Nova. O evento reunirá, de 8h as 9h, cerca de 100 crianças e adolescentes que participarão de várias brincadeiras e jogos.

 

O festival é uma atividade extra-aula para os 500 alunos dos quatros núcleos das escolinhas que fazem parte do projeto Seleções do Futuro, que é desenvolvido pelo Ministério da Cidadania e realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

As três edições do Festival de Futebol realizadas neste mês reuniram cerca de 400 alunos dos núcleos que tem aulas nos campos Vale do Jatobá (região Barreiro), Santa Maria (região Centro-Sul), Arena Inconfidência (região Nordeste).

 

Fabiano Peres, diretor de Formação Esportiva da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer ressalta que o festival das escolinhas de futebol tem o objetivo de possibilitar aos alunos e alunas “aprender a modalidade se divertindo”, isto é, o desenvolvimento de habilidades em um ambiente descontraído e colaborativo.

 

Inscrições

 

Em pouco mais de um mês de funcionamento das escolinhas, mais de 60% das 800 vagas foram preenchidas. Para fevereiro, há uma expectativa de completar as vagas de todas as turmas, em função do inicio do ano escolar.

 

As inscrições são realizadas nos próprios núcleos, nos dias de funcionamento das escolinhas. Em caso de vagas esgotadas para determinadas turmas, que são divididas por faixa etária, as inscrições são encaminhadas para o cadastro de reserva. Os canais de informação disponibilizados para os interessados em participar das escolinhas são: telefone 3016-5067, e-mail trilhar@trilhar.org.br e o site pbh.gov.br/selecoesdofuturo.

 

Ainda sobre inscrições, a equipe de coordenação do Seleções do Futuro tem desenvolvido ações específicas para  aumentar o número de meninas matriculadas nas diversas faixas etárias. A oportunidade de desenvolver as habilidades nesta modalidade é fundamental para o crescimento do futebol feminino em todo o país. Na execução do projeto, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer tem a parceria do Instituto Trilhar, contratado por meio de processo de licitação.