Pular para o conteúdo principal

Dois ipês rosas em meio a quatro árvores na avenida Afonso Pena, próximo à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, durante o dia.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Temporada de floração de ipês colore as ruas de Belo Horizonte

12/07/2018 | 16:08 | atualizado em 12/07/2018 | 16:18
Conjunto de espécies de árvores que está entre os mais comuns de Belo Horizonte, com mais de 27 mil unidades espalhadas pela cidade, os ipês começaram a sua temporada de floração no fim do outono e no início do inverno e já colorem as ruas da capital. Integrante das 566 espécies diferentes de árvores floríferas de BH, os ipês mais comuns são os de coloração rosa, mas eles surgem em variadas cores, como roxo, branco e verde, por exemplo.



Toda essa variedade foi identificada pelo Inventário das Árvores de Belo Horizonte que está sendo realizado pela PBH, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que constatou que entre 300 mil árvores recenseadas, 308 espécies correspondem a árvores com floração expressiva e 141 produzem frutos que podem ser consumidos pela fauna urbana e pela população.

 

Entre os ipês, a coloração mais comum é a rosa, com 9.665 espécies. O ipê menos encontrado em BH é o da cor verde, com apenas 20 unidades. As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam de acordo com a umidade do ar. De acordo com o arquiteto e urbanista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Júlio De Marco, os ipês nas cores rosa e roxo florescem primeiro. “Em junho, vários ipês roxo e rosa já floriram. A partir de agosto é esperada a temporada de floração dos ipês amarelos”, afirma.

 

Segundo Júlio De Marco, a variação nas condições climáticas fez com que os ipês rosa não florissem todos juntos este ano. “Já tivemos a floração de vários ipês e alguns deles ainda estão florescendo, mas como não tivemos uma sequência de dias de frio intensos, como no ano passado, os ipês não floriram com a mesma uniformidade, quando as árvores coloriram Belo Horizonte de rosa e roxo por algumas semanas”, explicou Júlio. 



As nove espécies de ipês estão distribuídas nas regionais Leste, Oeste, Noroeste, Centro-Sul e Pampulha:

Ipê rosa: 9.665    
Ipê tabaco: 6.034
Ipê amarelo: 2.807    
Ipê roxo: 2.612
Ipê mirim: 2.475        
Ipê branco: 2.446        
Ipê sete folhas: 901    
Ipê do cerrado: 140    
Ipê verde: 20    

 

 

12/07/2018. BH em Cantos-Ipês em BH-Av. Afonso Pena-Fachada PBH. Fotos: Rodrigo Clemente/PBH