Pular para o conteúdo principal

Teatro Raul Belém Machado é palco de espetáculo gratuito do Armatrux
Foto: Bruno Magalhães

Teatro Raul Belém Machado é palco de espetáculo gratuito do Armatrux

criado em - atualizado em

O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe "Tchácht - Uma tragicomédia musical", do Grupo de Teatro Armatrux, com direção e dramaturgia de Eid Ribeiro. Com execução ao vivo de peças para piano e violino, e muito humor ácido, “Thácht” aborda fragmentos da vida de Rafa e Rufo, artistas de variedades que vivem de suas recordações. O espetáculo tem entrada gratuita e acontece nesta quinta-feira (30), com duas sessões, às 18h e às 20h. A classificação indicativa é de 12 anos. Os ingressos podem ser retirados de forma antecipada, no site do Sympla ou na bilheteria do teatro, a partir de duas horas antes das apresentações. A programação completa dos teatros municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte. 

“Thácht” aborda fragmentos da vida de Rafa e Rufo, artistas de variedades que vivem de suas recordações. Com muito humor ácido, os dois cômicos desenvolvem um diálogo absurdo, usando de forma única a musicalidade nas palavras e instigando o imaginário do espectador. Conversas sobre médicos e outros elementos da condição humana inerentes à velhice se misturam a vagas lembranças do picadeiro. O espetáculo conta também com a participação da diva transformista Siboney, uma cantora que ganha vida a partir das memórias da dupla e da curiosa presença de uma mulher de um atirador de facas. 

Essa montagem traz como referência estética o antigo e popular teatro de variedades, em que artistas como Chaplin, Buster Keaton e os Irmãos Marx iniciaram suas carreiras e, posteriormente, fizeram grande sucesso no cinema mudo. Jogo verbal em que o uso da palavra procura novos significados por meio das ações físicas e da música, “Thácht” experimenta esses caminhos, dando prosseguimento à pesquisa iniciada pelo Grupo de Teatro Armatrux no espetáculo "No Pirex". 

Grupo de Teatro Armatrux

O Grupo de Teatro Armatrux, que nasceu em 1991, destaca-se pela construção de uma estética que alinha o trabalho físico, a manipulação de objetos e bonecos, a construção de imagens e os recursos circenses. Através de várias parcerias artísticas, o Grupo desenvolveu uma linguagem própria, aberta à diversas possibilidades de encenação. 

São 19 espetáculos encenados, construindo uma trajetória e um repertório rico, que levou o Armatrux a se apresentar em vários países, em todos os estados brasileiros e em mais de 50 cidades do interior do estado de Minas Gerais. Assim, o Armatrux corre o Brasil e o mundo, consolidando a importância das artes cênicas mineiras e totalizando um público de mais de meio milhão de pessoas em suas apresentações e oficinas. Entre o teatro físico e o musical, entre o infantil e o absurdo, entre tradição e revolução. 

Serviço 

"Tchácht - Uma tragicomédia musical", do Grupo de Teatro Armatrux
Dia 30, quinta-feira, às 18h e às 20h.
Duração: 55 minutos
Classificação: 12 anos
Ingressos podem ser retirados no site do Sympla ou na bilheteria do Teatro a partir de 2 horas de antecedência
Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado – Rua Leonil Prata S/N, Alípio de Melo, Belo Horizonte.