Pular para o conteúdo principal

Sudecap retoma as obras de recapeamento após o período chuvoso

criado em - atualizado em

Um mês após o fim do período chuvoso, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), retomou os serviços de recapeamento nas vias da capital, que tem investimento previsto, em 2022, de aproximadamente R$ 130 milhões. Manter as vias públicas em boas condições de conservação é parte integrante da manutenção e do plano de mobilidade da capital. Além de melhorar a qualidade dos pavimentos, as ações garantem a mobilidade urbana com conforto e segurança aos usuários de forma sustentável. 

Até o fim de abril, 110 vias distribuídas pelas nove regionais da cidade passaram por tratamento asfáltico, correspondendo a aproximadamente 42,2 km de rua. Fazem parte das atividades de manutenção viária os serviços de restauração, recuperação e melhoria dos pavimentos viários, incluindo recapeamento asfáltico, reconstrução total de uma ou mais camadas estruturantes do pavimento, além de obras complementares. 

São priorizadas as vias em piores condições de conservação e com maior importância em termos de mobilidade, levando em consideração o itinerário de transporte coletivo, acesso a zonas de interesse socioeconômicos, definidas em parceria pela Sudecap, Secretaria Municipal de Obras, BHTrans e as coordenadorias de atendimento regionais. 

Dentre os benefícios das obras de manutenção de vias públicas estão melhorias nas condições de trafegabilidade, segurança viária, restabelecimento dos parâmetros técnicos viários, economia na manutenção dos veículos coletivos e privados, conforto acústico e redução no tempo de deslocamento. A Sudecap realiza a vistoria técnica do local, verificando as condições do pavimento, tipos de calçamento, sistema de drenagem, classificação da via (se é arterial ou coletora) e se ela oferece condições para as intervenções. 

De acordo com Henrique Castilho, superintendente da Sudecap, toda a estrutura de pavimento dispõe de um ciclo de vida útil que, geralmente, é de oito anos para pavimentos flexíveis de uma cidade como a capital. “Para manter a vida útil da rua, a Sudecap exige rigor na qualidade do asfalto e dos trabalhos executados pelas empresas. Fiscalizamos se as contratadas têm cumprido com o traço das composições, dimensões e temperatura do asfalto, conforme estabelecido em contrato. Todo caminhão que chega numa pista a ser recapeada, nós medimos a temperatura do asfalto antes de ser aplicado e que deve estar entre 150º a 165º graus Celsius, mais ou menos 5º C graus. Também quero destacar aqui que os serviços de tapa-buraco são executados durante o ano inteiro, independente se é época de chuva, e qualquer pessoa pode solicitá-los pelos canais oficiais da Prefeitura”, explica. 

Nos últimos três anos, cerca de 386,4 km de trechos de vias foram recapeados na capital, num investimento aproximado de R$ 206,7 milhões. 

Os serviços de tapa-buracos devem ser solicitados pelo aplicativo PBH APP ou no Portal da PBH.