Pular para o conteúdo principal

Cras Providência passa por manutenção
Foto: Divulgação/PBH

Sudecap realiza manutenção em centros de referência assistenciais de BH

criado em - atualizado em

Com o objetivo de promover a manutenção, reparação, reformas da infraestrutura e garantir mais qualidade e segurança aos trabalhadores/as e usuários/as dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), a Sudecap vem executando adequações em algumas unidades distribuídas nas nove regionais de Belo Horizonte. Além dos nove CREAS da capital, os CRAS Mantiqueira, em Venda Nova; Santa Rosa, na Pampulha; Providência e Jardim Felicidade, na região Norte; Vila Sumaré e Pedreira Prado Lopes, na região Noroeste; Alto Vera Cruz, na Leste; e o CRAS Morro das Pedras, na Oeste, são algumas das edificações que estão recebendo melhorias. 

 

Desde meados de 2019, após levantamento conjunto entre as equipes da Sudecap e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, foram definidas as intervenções necessárias em cada unidade. Com acompanhamento do Conselho Municipal de Assistência Social, estão sendo executados serviços que preveem melhorias na acessibilidade de passeios, rampas e corrimãos; instalação de novas janelas para melhorar a ventilação; pintura de fachada e interna; instalação de guarita; reforma de telhado e adequações em layout, entre outros. 

 

No ano seguinte, com o contexto de pandemia e a necessidade de adequações dos espaços de atendimento direto aos cidadãos e cidadãs, de forma a garantir um retorno gradual com segurança, foi criado um Grupo de Trabalho que assumiu as adequações para o retorno gradual e as grandes intervenções em andamento. 

 

Aproximadamente R$ 3,2 milhões já foram investidos nessas edificações, provenientes dos contratos de manutenção das regionais. O prazo previsto para conclusão dos trabalhos é o final de 2021. O montante é parte dos valores firmados no convênio celebrado entre a Sudecap e a Smasac. 

 

Para o Secretário Adjunto e Subsecretário de Assistência Social, José Crus, este dispositivo, assinado entre as partes, foi essencial para realizar as reformas e obras nas unidades públicas estatais da Assistência Social. 

 

“São estruturas que, muitas delas, estavam sucateadas pela ausência de manutenção. As ofertas e atendimentos realizados pela política de Assistência Social demandam estrutura física que garanta sigilo nos atendimentos da família, além de espaço para atividades coletivas, que geram mais proteção social para as famílias e territórios de vivência”, diz José Crus. 

 

Em fevereiro deste ano, foi finalizada a manutenção no CRAS Apolônia, em Venda Nova, com banheiros reparados, salas mais ventiladas e portaria revitalizada. Também foi executada a obra de implantação do CRAS Taquaril, hoje chamado de Centro de Artes e Esportes Unificado Taquaril (CEU Taquaril) entregue no final de 2020. Das nove unidades de CREAS localizadas nas regionais, oito receberam manutenção por parte da Sudecap. 

 

“É nosso efetivo levando melhorias para a população da capital mais sujeita a riscos e vulnerabilidades sociais", complementa o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.