Pular para o conteúdo principal

Profissionais de Obras e trator trabalhando em bacia do córrego Bonsucesso
Foto: Antônio Rodrigues/PBH

Sudecap inicia mais uma obra na bacia do córrego Bonsucesso, no Barreiro

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte desenvolve ações permanentes de redução de riscos de enchentes e proteção da população contra desastre durante todo o ano. Como parte dessas ações, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) deu início aos trabalhos na sub-bacia do córrego da Rua Marselhesa, no bairro Bonsucesso. Essa obra vai beneficiar diretamente cerca de sete mil moradores da região do Barreiro. Com o investimento de aproximadamente R$ 7,9 milhões, os recursos para viabilização desse empreendimento foram captados pelo Município junto ao Ministério das Cidades.

 

As obras que serão executadas na rua Marselhesa são voltadas para o saneamento do curso d’água que se estende desde a Praça da Fé até a rua Doutor Cristiano Resende. Serão realizados tratamentos de fundo de vale, numa extensão de 520 metros, implantação de sistema viário e a complementação do sistema de esgotamento com a implantação de aproximadamente 1,4 km de rede coletora de esgotos.

 

A Sudecap esclarece que as intervenções têm como objetivo a despoluição das águas, estabilização das margens, redução dos processos erosivos com a diminuição da velocidade das águas com o uso de gabiões (pedras confinadas em gaiolas metálicas), além de otimizar os serviços de coleta de resíduos sólidos. “A redução do risco de inundações na área de influência do córrego da rua Marselhesa está ainda assegurada em função do conjunto das obras executadas pela PBH na bacia do Córrego Bonsucesso. Milhares de pessoas que moram nos bairros Bonsucesso e Araguaia vão ser diretamente beneficiadas com essa obra que é uma prioridade da PBH”, diz o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.

 

A previsão de término dos trabalhos é para o final de 2019. É importante ressaltar que o esforço da Prefeitura na redução dos riscos de alagamentos durante o período chuvoso envolve todos os órgãos da administração municipal, cada qual com sua vocação, desde a limpeza de bocas de lobo e fundos de vales de córregos até a contenção de encostas e emissão de alertas para a população.

 

26/10/2018. Obra na bacia do córrego Bonsucesso no Barreiro. Fotos: Antônio Rodrigues/PBH