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Soluções inovadoras para o Turismo são premiadas na final do Hackatur

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Depois de dois meses de pitches, mentorias e aceleração, finalmente foram revelados os vencedores do Hackatur - Desafio de Inovação no Turismo, projeto realizado pela Belotur, em parceria com a BH Airport, Associação de Marketing Promocional (Ampro) e Sebrae-MG. Em evento realizado na sede do Sebrae, na manhã desta terça-feira, os aplicativos Traveller, projeto da dupla Guilherme Frade da Silva e Alexandre Guimarães Nicolau, e AIRPP, da empresa JMM Tech foram escolhidos como grandes campeões da disputa.
 

“Eu acredito muito que devemos nos abrir para sermos ‘hackeados’ por ações e projetos inovadores. E é importante que o poder público esteja disponível para isso também. Dessa forma, é com muito orgulho que a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, recebe as ideias desses desenvolvedores maravilhosos. O caminho da inovação nos ajuda a melhorar ainda mais nossos serviços, então espero que essa edição do Hackatur seja só o início de um trabalho muito maior”, afirmou Aluizer Malab, presidente da Belotur, durante a abertura do evento.
 

Desenvolvido pelos sócios Guilherme Frade da Silva e Alexandre Guimarães Nicolau, o Traveller foi a solução vencedora do desafio oferecido pela Ampro, que tinha como tema: “Como avaliar a experiência do turista no evento ou serviço?”. O aplicativo, que está em fase de desenvolvimento, tem como objetivo principal incentivar o envolvimento do turista com os atrativos e passeios da cidade visitada, usando a gameficação como chave. A ideia é que o usuário interaja com o local (seja uma cidade ou um evento) como se estivesse em um jogo. Nos roteiros propostos, ele poderá desvendar charadas e receber informações sobre os atrativos. Os pontos ganhos são transformados em benefícios para o viajante em estabelecimentos parceiros do app.

 

“Nossa solução é baseada no omnichannel, que é a interação do live com o virtual, e com isso vai integrar rede social, gameficação, informações turísticas, eventos e muito mais. A emoção de ter participado do desafio e ainda ser campeão é sensacional. Agora nós seguimos as conversas com a Ampro e com a Belotur para construirmos muitas ideias para o desenvolvimento do turismo em Belo Horizonte”, afirmou Alexandre Nicolau. Além do contato direto com a Ampro, a equipe levou o prêmio de R$5 mil reais pela participação.

 

Já o vencedor do desafio da BH Airport, que propôs aos participantes o tema “Como valorizar a cultura de Minas Gerais, Belo Horizonte e Região Metropolitana para o turista?”, foi o aplicativo AIRPP-BH, apresentado por Ernani Jardim, CEO da JMM Tech. A ideia é que o app seja um guia geral para o passageiro que se encontra no aeroporto, que terá todas as informações sobre localização, alterações de horários de voos, além das várias opções de transporte para Belo Horizonte e serviços como lojas, restaurantes, casas de câmbio e atrativos locais, por exemplo. O vencedor foi contemplado com um voucher de participação na HSM Expo 2018, uma das principais feiras de inovação e tecnologia do país, que acontece em São Paulo, em novembro deste ano.

 

Para Ernani Jardim, a principal vantagem de ter participado do Hackatur foi a proximidade com as empresas que ofereceram os desafios. “A BH Airport e a Ampro estavam aqui, durante todo o processo, para nos dizer o que eles queriam. Foi uma conexão direta entre quem desenvolve a solução e quem tem o problema. Isso sem falar na possibilidade real de implementar algo que desenvolvemos, que é grande diferencial desse projeto em específico”, disse o desenvolvedor.

 

Mesmo tendo que escolher as soluções que mais se encaixavam com suas necessidades atuais, os representantes da BH Airport e da Ampro destacaram que possuem interesse em viabilizar outras soluções que não foram contemplados desta vez. A concessionária gestora do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte-Confins, por exemplo, revelou durante a premiação que vai começar uma conversa também com a Made in Beagá, que estava concorrendo com outra proposta.

 

 

Sobre o Hackatur

O Hackatur integra o programa fuTURISMO, que busca reunir as melhores práticas e experiências bem sucedidas e inovadoras no turismo no cenário nacional e internacional. O projeto funcionou no formato de desafio - modelo amplamente usado atualmente e também conhecido sob as nomenclaturas de hackatons e ideathons – para o segmento das empresas iniciantes, ou startups, com o foco na cadeia produtiva do turismo. Na disputa foram realizados dois desafios simultaneamente, propostos pela BH Airport e pela Ampro.
 

JMM Tech

Para a Ampro, a JMM Tech criou o Inlive, um aplicativo que, conectado ao wifi do evento (festivais, feiras, congressos, convenções etc.), permite ao visitante a localização georreferenciada de todos os serviços oferecidos, estandes, praças de alimentação, palcos, banheiros entre outros. Ao mesmo tempo, o Inlive informa ao produtor qual foi o trajeto do participante no evento, o que ele visitou, seu tempo de permanência no evento entre outras informações importantes para mensurar, com detalhes, a experiência do cliente.


 

Explora

O app Explora, idealizado pelos sócios Amir Khatibi e Arthur Meyer Paixão Meyer, foi apresentado para o desafio da AMPRO. O objetivo é oferecer uma solução para o viajante de ponta a ponta e de maneira personalizada. Dessa forma, o usuário pode planejar sua viagem, com compra de passagens e reserva de hotéis, criar um roteiro de atrações de acordo com seu perfil e, por fim, avaliar a experiência que teve na cidade. Isso tudo em um só aplicativo.


 

Hi Position

O projeto Hi Position, dos sócios Armando Junior e Glauber Dias, foi apresentado para o desafio da AMPRO e consiste na implantação de dispositivos de comunicação micro localizados em alguns atrativos turísticos da cidade. O objetivo é trazer praticidade para o visitante, que receberá, por meio de um aplicativo, informações sobre o local, obras de arte, atrativos turísticos e pontos relevantes na cidade. Ele poderá, também, fazer o pagamento das entradas de forma direta e digital, além de comprar passagens de ônibus, fazer reservas em hotéis, alugar um carro e escolher seus eventos favoritos.

 

Made in BH

Felipe Martins e Guilherme Pertence, da Made in BH, apresentaram uma solução para o desafio proposto pela BH Airport. A ideia é construir um espaço físico que funcionaria como uma central de experiências da cultura de Belo Horizonte e região. O projeto visa transformar as chegadas e partidas do aeroporto numa experiência marcante e única com um jeito de receber que só o mineiro sabe fazer. A estrutura seria sensorial, que gere essa experiência no viajante. Apresentar um pouco de BH e grande Bh e minas, as riquezas, dentro desse espaço. Venda de produtos. A ideia que ele passe por um lugar, uma espécie de museu, e conheça melhor nossa história.