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 Solicitações à Ouvidoria ganham nova plataforma no Portal de Serviços e PBH APP
Foto: Rodrigo Clemente

Solicitações à Ouvidoria ganham nova plataforma no Portal de Serviços e PBH APP

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte aprimorou e simplificou o serviço on-line para que os cidadãos tenham mais facilidade para denunciar, reclamar ou fazer elogios referentes à prestação de serviços municipais na Ouvidoria. A partir de agora, as demandas podem ser feitas no aplicativo PBH APP, disponível para Android e IOS, em “Ouvidoria”. 

O serviço que também já era oferecido pela internet, foi aperfeiçoado e migrou para a plataforma BH Digital integrada ao Portal de Serviços, um ambiente mais moderno e de fácil navegabilidade. Ao entrar em “Ouvidoria”, clique no botão “Solicitar”, no canto esquerdo da página e faça sua manifestação. 

O usuário e senha para acesso passa a ser o mesmo já utilizado para solicitação da maioria dos serviços digitais da Prefeitura. Ao acessar a página ou o app, o usuário deve efetuar a autenticação no login único gov.br para fazer o registro. Caso não possua cadastro, acesse esse tutorial para mais informações. Os registros são sigilosos. 

"O objetivo principal do aperfeiçoamento é a praticidade do usuário conversar com a administração pública, facilitando o cadastro e acompanhamento das demandas na sua área de relacionamento, trazendo ainda mais facilidade, segurança e transparência ao cidadão", disse Aline Cerqueira, diretora de Ouvidoria da Controladoria-Geral do Município. 

As reclamações para a Ouvidoria ocorrem por insatisfação do cidadão quanto a prestação ou omissão com relação a um serviço público cuja solicitação ou acesso já foi tentada pelos canais regulares, sejam presenciais, por telefone (156) ou digitais (Portal de Serviços e PBH APP). Nesses casos, a atuação da Ouvidoria funciona como uma 2ª instância, o que significa que a Ouvidoria não recebe solicitações para realização de serviços, mas somente questões não resolvidas referentes a serviços buscados, seja por prazo não cumprido, ausência de resposta, qualidade da prestação de serviços, dentre outros. 

Além do PBH APP e da do portal na internet, as manifestações à Ouvidoria também podem ser feitas pelo telefone 156 ou presencialmente, no BH Resolve.