Pular para o conteúdo principal

SLU amplia coleta domiciliar no Bairro Bandeirantes II
Divulgação/PBH

SLU amplia coleta domiciliar no Bairro Bandeirantes II

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) ampliou a coleta domiciliar de resíduos porta a porta no Bairro Bandeirantes II. A partir desta quarta-feira (4), as ruas Juiz Jarbas Ladeira, João Garzon, Sebastião Antônio Carlos e Major Messias Menezes passam a contar com o serviço, que vai ser realizado três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h. A ampliação da coleta no bairro só foi possível devido à conclusão, no final de setembro, das obras de pavimentação realizadas pela Prefeitura. 

Nessa terça-feira (3), a equipe de Mobilização Social da SLU abordou os moradores e comerciantes das ruas beneficiadas, explicando como vai funcionar a coleta, informando o horário e os dias do serviço e orientando como embalar e descartar corretamente o lixo.

Além da coleta, a pavimentação da rua trará mais benefícios para a limpeza urbana na região. Antes de serem asfaltadas, as ruas eram consideradas pontos críticos de deposição clandestina de resíduos. No local era despejado irregularmente terra, podas e entulho. A SLU retirava do local uma média de 120 toneladas de lixo por mês. A expectativa é que a pavimentação iniba a prática, proporcionando assim mais um benefício à população.

URPVs são a opção correta

De acordo com a legislação de limpeza urbana (Lei 10.534/2012), jogar resíduos e entulho na via pública é proibido e pode gerar multas. Em Belo Horizonte há opções corretas para descartar os resíduos, em vez de jogar nas vias. As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) da SLU recebem gratuitamente os resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, podas de árvores e jardins e móveis velhos, entre outros. Cada cidadão pode destinar até 1m³ por dia. Atualmente Belo Horizonte conta com 34 URPVs espalhadas por todas as regionais. Os endereços das URPVs estão disponíveis no portal da Prefeitura.

O cidadão que presenciar deposição clandestina de resíduos ou estiver prejudicado por esse tipo de prática pode registrar a denúncia nos canais digitais da Prefeitura, por meio do aplicativo APP PBH ou pelo Portal de Serviços da PBH.