Pular para o conteúdo principal

Sistema de bicicletas elétricas de BH já registrou mais de 32 mil deslocamentos
Divulgação/PBH

Sistema de bicicletas elétricas de BH já registrou mais de 32 mil deslocamentos

criado em - atualizado em

O sistema de bicicletas elétricas compartilhadas da capital registrou mais de 32 mil deslocamentos desde o lançamento. Inaugurado em setembro deste ano pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a empresa Tembici e com patrocínio da Estácio, o sistema vem contribuindo para a melhoria das condições de deslocamento na cidade.

Nos últimos três meses, as bicicletas elétricas percorreram cerca de 76 mil km, o equivalente a mais de três voltas ao redor do mundo. Além disso, o uso das bikes contribuiu para uma redução potencial de mais de 5 toneladas de dióxido de carbono (CO²) que seriam dispensados na atmosfera.

Belo Horizonte foi a primeira cidade da América Latina a contar com um sistema de bicicletas compartilhadas com estações fixas, com 100% das bicicletas elétricas. O projeto levou em consideração a topografia da capital e as bikes utilizam o sistema de pedal assistido, onde o impulso que aciona o motor é gerado pela pedalada, facilitando assim deslocamentos mais longos e em diferentes relevos, com menos esforço para quem pedala.

Além disso, a segurança dos usuários é uma prioridade e as bicicletas estão equipadas com dispositivos que incluem um sistema de iluminação intermitente e um laser que projeta no chão uma delimitação do espaço da bicicleta. Esses recursos auxiliam os motoristas a identificar e manter uma distância segura dos ciclistas, tornando as pedaladas noturnas mais seguras.

As 135 bicicletas elétricas que já estão em operação estão distribuídas em 33 estações por diversas regiões da cidade e, a cada semana, novas estações estão sendo implantadas. Todos os pontos de instalação das estações foram estabelecidos por meio de pesquisas e avaliações conduzidas por técnicos da Tembici e da Prefeitura, que consideraram fatores como a proximidade de ciclovias e a demanda da população. As estações estão sendo implantadas para conectar diferentes modais, próximas a importantes conexões com o transporte público, estações do MOVE e do metrô.

Como usar as bicicletas

Para começar a pedalar, basta baixar o aplicativo Tembici, fazer um cadastro, selecionar a cidade de Belo Horizonte, adquirir um plano e desbloquear a bicicleta por meio de um QR Code. Após a utilização, a bike deve ser devolvida em uma das estações disponíveis.