Pular para o conteúdo principal

No sábado (8), além das sessões de cinema do Festival Natureba, a Virada Climática chega com oficinas, apresentações artísticas e debates,
Gabriel Santiago/PBH

Shows, feira vegana e de adoção movimentam o Festival do Clima no fim de semana

criado em - atualizado em

O fim de semana será de intensa programação no Festival do Clima, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. No sábado (8), além das sessões de cinema do Festival Natureba, a Virada Climática chega com oficinas, apresentações artísticas e debates, para o público infantil e adulto, e o Paraíso Veg apresenta seu festival vegano com shows, feira de adoção de animais e gastronomia. Confira a programação completa e gratuita.

 

A partir das 9h, os visitantes poderão participar das atividades da Virada Climática, que terá como tema “a cidadania ambiental”. A proposta é estimular o desenvolvimento de uma consciência ambiental coletiva, resultando em ações diárias que promovam os cuidados com os recursos naturais e a sustentabilidade. Temas como separação de resíduos, eleições, consumo consciente e mudanças do clima serão explorados em diferentes ações que interagem com o público de várias formas e durante todo o dia.

 

“A Virada Climática surgiu da necessidade dos representantes institucionais da sociedade civil, que estavam discutindo as políticas do clima com o Município, de levar essa discussão para a rua, aproximando da sociedade. Para este ano, o objetivo é discutir a cidadania climática, sendo a cidadania em seu conceito mais amplo, que vai além do voto e da eleição, e chega na responsabilidade individual nossa no dia a dia, como a gente consome, como tratamos nossos resíduos, como conseguimos influenciar nossos vizinhos para vivermos uma BH cada dia melhor. Para esta edição, foi muito importante a soma da Prefeitura de BH, da Carabina Cultural e do Paraíso Veg. Essas parcerias só fortalecem mais esse movimento para que a gente possa, de fato, entender essa pauta climática como um assunto de todo mundo, que diz respeito a todo mundo. Se todo mundo é parte do problema, também todo mundo é parte da solução”, explica a coordenadora da Virada Cultural, Júlia Espeschit. Como resultado da Virada, será elaborada uma carta com a participação da sociedade com propostas de ações para uma cidade sustentável. Esse documento será entregue aos candidatos nas eleições deste ano.

 

Gastronomia vegana e feira de adoção de animais

 

A partir das 10h, o Paraíso Veg inicia a programação com gastronomia e produtos veganos, shows e feira de adoção de animais em um ambiente agradável, descontraído, acessível e pet friendly. A proposta é disseminar a cultura vegana, fortalecer os produtores, além de defender um consumo consciente e em harmonia com a natureza. “Temos dois objetivos principais com o Paraíso Veg: divulgar o veganismo e fortalecer os produtores que trabalham com produtos sem origem animal. Queremos apresentar para os visitantes diversos tipos de alimentos que são saborosos e nos quais as pessoas não sintam necessidade ou percebam a falta de ingredientes que já são tradicionais na culinária, como carne, ovos e leite. Além disso, apresentar artesanatos, cosméticos e vestuário que não tiveram animais envolvidos no processo de produção, que não tiveram exploração ou crueldade animal. Queremos fortalecer também os produtores porque as pessoas, empáticas com a causa, irão ter necessidade de buscar os produtos em algum lugar e já os produtores precisam dar saída para as produções”, explica o coordenador do “Paraíso Veg”, Rodrigo Figueiredo.

 

Adoção responsável de animais

 

Uma Feira de Adoção de Animais, a partir das 11h, contará com 30 cães e gatos para adoção responsável. Os interessados em levar um pet para casa, irão participar de entrevista com assinatura de termo de responsabilidade obrigatório e deverão apresentar carteira de identidade e comprovante de residência, além de ter mais de 21 anos. Às 12h, o Palco Clima, próximo ao Teatro Francisco Nunes, recebe o show de Dom Preto com um repertório eclético de canções autorais e versões de clássicos de blues, rock, MPB, rap e pop.

 

O Festival do Clima é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, o Movimento Virada Climática, o Festival Natureba e o Paraíso Veg. A proposta é abrir espaço para uma tomada de consciência sobre o papel de cada um nas mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o planeta, envolvendo o público de diferentes idades.