Pular para o conteúdo principal

Sessão comentada no Cine Santa Teresa discute a luta antimanicomial
Foto: Lorran Dias

Sessão comentada no Cine Santa Teresa discute a luta antimanicomial

criado em - atualizado em

O Cine Santa Tereza recebe nesta terça-feira (16), às 19h, o projeto “Cine Diversidade”, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), com a exibição de lançamento, em Belo Horizonte, do filme: Entre a Colônia e as Estrelas (2022, classificação 13 anos), dirigido por Lorran Dias. A sessão, que será comentada pelo diretor, propõe a discussão em torno do tema “dissidência de gênero, sexualidade e luta antimanicomial”. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no site da Sympla. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa da mostra pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

 

O Cine Diversidade é um projeto do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais - CRP-MG, e a sessão acontece com o apoio cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e da Subsecretaria de Direitos de Cidadania, que integra a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. Criado em 2017, o projeto visa fomentar reflexões sobre gênero e diversidade sexual e a interface com a Psicologia, além de incentivar as produções audiovisuais como importante recurso de orientação e desmistificação de preconceitos e estigmas.

 

O filme “Entre a Colônia e as Estrelas”, de Lorran Dias, é uma ficção que se passa na Colônia Juliano Moreira, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Estelar trabalha em um hospital psiquiátrico e tem visões do passado. Durante uma crise hídrica no estado, recebe Kalil – seu irmão mais novo – para morar em sua casa. Em meio às divergências políticas e identitárias entre ambos, Estelar percebe que é preciso coragem para rever suas posições conservadoras. Ela inicia uma saga que a levará onde residem todas as diferenças, tempos, abismos e mistérios entre nós.

 

Para o debate do filme, o Cine Diversidade recebe o diretor do longa, Lorran Dias, além dos convidados João Jomaka, Artista-educador antimanicomial do SUS-BH, autor do livro Generalidades ou Passarinho Loque Esse, e Yunni Arllen, produtor cultural, multiartista e arte-educador atuante na rede de Saúde Mental de Contagem. A mediação do bate-papo será realizada por Gab Lamounier, conselheiro do CRP-MG.

 

Serviço
Projeto “Cine Diversidade”
| Entre a Colônia e as Estrelas (2022, Lorran Dias)

Sessão comentada

Data: 16 de maio, terça-feira, às 19h

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza - Praça Duque de Caxias
Ingressos gratuitos: Sympla e na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada sessão