10 June 2022 -
Uma série de encontros virtuais com dicas de bem estar, saúde, qualidade de vida e relacionamento interpessoal para servidores e colaboradores da Prefeitura de Belo Horizonte marcou a agenda do mês de maio do programa Movimenta PBH.
O tema do primeiro deles foi a romantização da maternidade e os efeitos para a mulher. Realizado no dia 6/5, em comemoração ao Dia das Mães, a palestra foi conduzida pela psicóloga Renata Rabelo. A profissional é especialista no atendimento de casais que buscam ser pais, casais grávidos, puérperas e maternidades em geral.
Para tornar a maternidade mais leve é importante uma preparação emocional, o alinhamento de expectativas e a comunicação do casal, o conhecimento em relação aos cuidados com o filho e formas de criação, bem como a revisão de estratégias e caminhos sempre que necessário. A rede de apoio pessoal e, em certos casos, ajuda profissional também contribuem”, explicou Renata.
Já no dia 12, o Movimenta PBH promoveu mais um encontro sobre Alimentação Saudável. Dessa vez, o tema tratado foi a doença celíaca, caracterizada pela intolerância ao glúten. A nutricionista Cleunice Castro conversou com os participantes sobre a dieta permitida e proibida para celíacos, se é possível se alimentar bem, mesmo com as restrições necessária, e se a dieta sem glúten faz sentido para pessoas não diagnosticadas. O encontro teve também a participação da gastroenterologista Rhaissa Said, que falou sobre os diagnóticos da doença, o que acontece se um celíaco consumir algum alimento com glúten e a sensibilidade ao glúten ao longo da vida.
“O que a PBH oferece para as pessoas com diabetes” foi o tema do encontro realizado no dia 19. A palestra foi ministrada por Amanda Lopes, especialista em odontologia legal; Isabel Soares, médica da família e da comunidade; Ana Bracarense, médica clínica e dermatologista; Anelise Prates, terapeuta ocupacional e Raiza Aranha Nascimento, médica clínica e endocrinologista. Todas as profissionais são referências técnicas da Secretaria Municipal de Saúde.
A psicóloga Marcela Corrêa conversou com os servidores sobre o “Atendimento ao público e inteligência emocional”, no dia 25. “O atendimento ao cliente influencia diretamente na forma como o público se relaciona com a organização. Afinal, prestar atenção, escutar e responder são partes importantíssimas para resolver e antecipar problemas. A inteligência emocional é a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e gerirmos os impulsos dentro de nós e em nossos relacionamentos. Ao nos deparamos com algum problema, devemos primeiro parar para dar conta do que está ocorrendo, refletir, observar e só depois dar uma resposta”, orientou a especialista.
Todos os eventos são gravados e estão disponíveis, com material complementar, no EAD da Prefeitura.